NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo planeja cursos gratuitos no contraturno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Adolescente é preso por roubar motos em Diadema
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/02/2013 | Setecidades
Estudante morre afogado ao fazer trilha em Paranapiacaba
Estudante morre afogado ao fazer trilha em Paranapiacaba Trilha da Cachoeira da Fumaça, em Paranapiacaba. Foto: Luciano Vicioni
Trilha da Cachoeira da Fumaça, em Paranapiacaba. Foto: Luciano Vicioni
Rapaz estava com grupo de 10 pessoas e morreu na Lagoa Garganta do Diabo

O estudante Guilherme Valverde dos Santos, 18 anos, morreu afogado na manhã deste domingo (17/02) em Paranapiacaba, Santo André, quando fazia uma trilha com um grupo de amigos. Guilherme morava em São Bernardo.

O grupo, formado por cerca de 10 pessoas, seguia pela Trilha da Cachoeira da Fumaça com destino à Lagoa Garganta do Diabo. Helen Cristina Farias Gomes, 29 anos, estava com os jovens e contou à polícia que viu quando Guilherme se afogou. Segundo relato que consta no boletim de ocorrência, o adolescente estava nadando quando afundou abruptamente e não retornou.

A polícia e os bombeiros foram acionados por volta das 16h do domingo, mas o corpo da vítima só foi resgatado por volta das 10h desta segunda-feira (18/02). O estudante foi arrastado pela correnteza para um local de difícil acesso e o resgate só foi possível com auxílio do helicóptero Águia-7 da Polícia Militar.

Primeira vez - O pai de Guilherme, Valdeci Rufino dos Santos, chegou a ir até a trilha para auxiliar nas buscas. “O colega dele me avisou sobre o afogamento no domingo mesmo. Fui ao local, mas os bombeiros disseram que a área era muito fechada e de difícil acesso. Essa foi a primeira vez que ele foi até lá com os amigos”, disse.

O inquérito para investigar a causa da morte foi instaurado no 6º DP de Santo André. O delegado titular Marcos Alexandre Cattani explicou que o laudo da necropsia deve levar alguns dias para ser concluído. “Não sabemos se ele se afogou, se enroscou em alguma coisa ou bateu a cabeça. Nos próximos dias vamos falar com as pessoas que estavam no local na hora da ocorrência para saber o que aconteceu.”

Cuidados - Cattani frisou que esse tipo de acidente é comum nesta época do ano, quando muitos aproveitam o calor para se refrescar em uma das cachoeiras situadas na Mata Atlântica. A Trilha da Cachoeira da Fumaça possui percurso de quase duas horas em terreno irregular e no final é possível avistar Cubatão e parte do Litoral.

O delegado alerta os visitantes a nunca entrarem nas trilhas sem auxílio de monitor credenciado. “Sempre orientamos para que se vá até esse locais com guias e que as pessoas não entrem em áreas que não conhecem. As pessoas fazem esse tipo de aventura sem cautela. Já aconteceu de ter acidente em locais de acesso tão difícil que até hoje não foi possível resgatar o corpo”, alertou Cattani.

O corpo de Guilherme foi levado para o IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André. O enterro vai acontecer no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo, provavelmente nesta terça-feira (19/02), mas o horário ainda não foi confirmado.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.