NOTÍCIA ANTERIOR
Diretor de' 'Homem de Ferro 3'' vai fazer nova versão de ''O Predador''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Versão jovem de Chico Bento assume filho em nova revista
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2014 | Cultura
Estreia: ''Paixão inocente'' é exemplar típico do cinema independente
Guy Pearce interpreta músico casado que sente atração por estudante.

Diretor Drake Doremus usa elenco competente em narrativa previsível.


Não é nenhuma surpresa que o drama “Paixão inocente” tenha sido exibido no Festival Sundance – o longa, de Drake Doremus, tem todas as credenciais estéticas e temáticas mais óbvias do cinema independente americano. Logo na primeira cena, o diretor, que assina o roteiro com Ben York Jones, deixa claro que seu filme foi feito para Sundance.

Nesse sentido, o longa é sintomático da conjuntura atual do cinema independente americano: o impasse num mesmo registro, sempre mais do mesmo.

Enquanto as gerações anteriores – Wes Anderson, Spike Jonze e colegas – começam a se reinventar, Doremus e seus contemporâneos insistem na surrada fotografia esmaecida, câmera tremida, narrativa metida a séria e o batido tema do desmantelamento da família americana. Afinal, “Beleza americana”, que segue mais ou menos na mesma pegada, foi feito há mais de dez anos.

Aqui, Guy Pearce (“Amnésia”) é um professor de música de uma escola secundária, num subúrbio não muito longe de Nova York. Sua grande frustração foi ter abandonado a carreira como músico – por isso, ainda mantém um trabalho na Orquestra Sinfônica de NY, o que ele chama de trabalho de meio período, e sua mulher, Megan (Amy Ryan), de hobby.

A chegada de uma estudante de intercâmbio, Sophie (Felicity Jones), que se hospeda na casa da família, será o ponto de ruptura e exposição de que a felicidade doméstica não é tão real quanto parece. Doremus mostra as pequenas rachaduras que, aos poucos, se instalam como fraturas.

Embora tenha um elenco competente, “Paixão inocente” é um filme construído em cima de suas obviedades, dos personagens que agem de forma esquemática e da narrativa que trilha caminhos previsíveis.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

Por Alysson Oliveira, do Cineweb, via Reuters* - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.