NOTÍCIA ANTERIOR
WhatsApp e cachorro salvam casal em assalto no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tempestade causa queda de teto de loja de carros em São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/01/2015 | Setecidades
Estoril contará com viveiro escola e jardim sensorial a partir de fevereiro
Estoril contará com viveiro escola e jardim sensorial a partir de fevereiro Iniciativas vão reforçar trabalho de educação ambiental no Parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo; objetivo é sensibilizar e mudar hábitos dos visitantes. Foto: Amanda Perobelli
Iniciativas vão reforçar trabalho de educação ambiental no Parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo; objetivo é sensibilizar e mudar hábitos dos visitantes. Foto: Amanda Perobelli
Durante este mês, parque de S. Bernardo oferece agenda de férias com oficinas e atividades que misturam lazer e educação ambiental

Até fevereiro, o Parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo, na região do Riacho Grande, irá inaugurar mais três equipamentos para reforçar o trabalho de educação ambiental do espaço: viveiro escola, jardim sensorial e jardim das borboletas. A ideia é que as novas instalações ajudem a sensibilizar e mudar os hábitos dos visitantes, de modo a terem maior interação com a fauna e flora do parque.

Entre a estrutura física do viveiro e o sistema eletrônico de irrigação, a Prefeitura vai investir R$ 24 mil para reproduzir 10 mil mudas anuais. “Nossa capacidade será maior, porém o objetivo é educativo. As mudas irão suprir apenas a demanda do parque, até porque a Prefeitura possui outro viveiro para atender praças, parques e vias públicas”, esclareceu Gabriela Priolli de Oliveira, diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental.

Portanto, além de reproduzir mudas para suprir a demanda florestal do Estoril, o objetivo é que a população possa se integrar ao viveiro escola. “A ideia é participar e não apenas assistir. Os visitantes poderão, por exemplo, reproduzir uma muda”, destacou Gabriela. Escolas e outros grupos poderão agendar visitas monitoradas. A partir desse contato, a expectativa é que os visitantes conheçam mais sobre a vegetação do parque e assim tenham interesse na preservação.

Além das visitas monitoradas, o viveiro escola integrará outras atividades, como oficinas da Escola Livre de Sustentabilidade, que promove mensalmente encontros de formação sobre temas ambientais, como gestão de resíduos sólidos, consumo sustentável, jardinagem e conservação da Mata Atlântica. A partir da inauguração, o novo espaço deverá abrigar as aulas de produção de mudas, hortas domésticas, plantas medicinais e aromáticas.

Jardins - Até fevereiro, também serão montados, ao longo do parque, vários canteiros com plantas aromáticas para atrair a atenção das pessoas. A intenção é que a beleza do local com a mescla de cheiros e cores prenda a atenção dos visitantes, de modo que estes queiram saber mais sobre a fauna do parque. “A ideia é aguçar os sentidos, daí o nome jardim sensorial”, explicou a diretora do Departamento de Gestão Ambiental.

No jardim das borboletas, o objetivo dos canteiros de plantas e flores será atrair as borboletas do Estoril. “Nas visitas monitoradas, os visitantes poderão conhecer mais sobre as espécies que existem na Mata Atlântica”, ressaltou Gabriela.

Espaço oferece agenda de férias neste mês
Para os que vão aproveitar as férias do início de 2015 no ABCD, uma boa pedida será a programação do Parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo (rua Portugal, s/nº). O local está com agenda recheada de atividades que misturam lazer, conscientização e educação ambiental.

A primeira ação do ano será nesta sexta-feira (09/01), das 9h30 às 14h30, quando os visitantes serão convidados a fazer uma limpeza na represa Billings. No sábado (10/01), das 9h às 13h, será ministrada oficina sobre o ‘Sistema Captação de Água de Chuva’, na Escola Livre de Sustentabilidade, que fica dentro do parque.

Até o final do mês, serão três atividades por semana no Estoril. As duas últimas acontecem em 31 de janeiro: na parte da manhã, das 9h às 13h, a oficina sobre ‘Plantio Consorciado em Canteiro’ e, das 20h às 22h30, passeio noturno. O parque ainda conta com atrações náuticas como pedalinhos, stand up (pranchas onde o usuário fica de pé e se move com ajuda de remos), áreas para piquenique e lanchonetes. Mais informações pelo telefone 4354-9087.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.