NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR de Mauá oferece 641 oportunidades de emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete evita dar prazo e MauáTrans deve sair em 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2013 | Cidade
Estamos no natal mas Mauá já pensa no Carnaval
Estamos no natal mas Mauá já pensa no Carnaval Café da Manhã sem o samba no pé. Sustentabilidade foi a conversa. Crédito: Roberto Morão/PMM
Café da Manhã sem o samba no pé. Sustentabilidade foi a conversa. Crédito: Roberto Morão/PMM
Prefeitura de Mauá e UESMA discutem projeto para criar Carnaval sustentável com construção de política pública para geração de empregos.

O prefeito Donisete Braga, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer Waldir Luiz, o secretário de Governo Edílson de Paula e o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciomar Okabayashi receberam os integrantes da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Mauá (UESMA) para um café da manhã recheado de conversa.

E o assunto não foi samba. A maioria das agremiações promove desfiles carnavalescos em suas comunidades por conta própria, mas a administração quer fazer com que a iniciativa tenha um viés de cultura sustentável. “Por meio desse projeto, queremos pensar o Carnaval de forma mais abrangente, não apenas nos quatro dias de festa, mas que possa englobar diversas atividades e ações ao longo de todo o ano. A ideia é fazer com que as escolas de samba tenham autonomia a partir de 2015. No próximo ano, vamos trabalhar em conjunto - Prefeitura, UESMA e iniciativa privada - na realização de cursos de qualificação e geração de renda”, declarou Donisete.

A presidente da UESMA, Sirlene Correa de Brito, aprovou a ideia. “Mauá reúne 13 agremiações e é importante que os presidentes das escolas de samba se sintam respeitados pelo seu trabalho. Precisamos de subvenção, espaços adequados e apoio na infraestrutura e esses cursos também são muito válidos”, afirmou.

Waldir Luiz afirma que Mauá já fez um levantamento de mais de 600 cursos de qualificação profissional. “São cursos de moda, escultura, sapataria, bordado, molde, serralheria e soldador, entre outros. O projeto envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cultura e Educação, em parceria com o SEBRAE e a iniciativa privada” e serão ofertados mediante apresentação das necessidades reais das agremiações com a finalidade da inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho formal ou a estruturação de empreendimentos econômicos solidários.

Promover ações que aproximem a população de Mauá da cultura carnavalesca; fortalecer as atividades sociais existentes através do diálogo com as políticas públicas sociais municipais; reforçar as atividades simbólicas que serão desenvolvidas no Carnaval 2014 (desfile nos bairros, festejos), e ainda, fomentar a inclusão por meio da qualificação e requalificação profissional, inserindo o trabalhador no mercado, garantindo a geração de trabalho e renda nos períodos em que a atividade carnavalesca se recolhe para elaboração, planejamento e pré-produção da festividade, é o objetivo da Prefeitura de Mauá.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.