NOTÍCIA ANTERIOR
Bush pai comemora aniversário de 85 anos pulando de pára-quedas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Serial killer de gatos é preso em Miami
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/06/2009 | Internacional
Estados Unidos não serão obrigados a receber prisioneiros de Guantánamo
Os Estados Unidos não serão obrigados a aceitar ex-prisioneiros de Guantánamo em seu território, uma condição que a UE (União Europeia) havia exigido para aceitar o pedido da Casa Branca de receber detentos da base, segundo uma declaração conjunta aprovada nesta segunda-feira pelos europeus.

A declaração, negociada com Washington, fixa os critérios de transferência de ex-presos declarados inocentes da base americana de Guantánamo (Cuba) para a Europa, mas não menciona a responsabilidade dos Estados Unidos de compartilhar a tarefa de recepção, como figurava em um rascunho da declaração.

O texto, aprovado pelos chanceleres europeus reunidos em Luxemburgo, será apresentado publicamente pela UE e os Estados Unidos em uma data ainda não divulgada.

Europeus e americanos destacam na declaração que a "responsabilidade do fechamento de Guantánamo e de encontrar um lugar de residência para os ex-detentos é dos Estados Unidos", depois que o presidente Barack Obama prometeu fechar a base até janeiro de 2010.

Um rascunho anterior do texto completava: "Tomamos nota do fato de que os Estados Unidos reconhecem sua responsabilidade de aceitar alguns ex-detentos que desejam ser admitidos em seu país".

A frase foi suprimida a pedido do governo dos Estados Unidos, onde a questão é objeto atualmente de uma acirrada polêmica.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.