NOTÍCIA ANTERIOR
Municípios terão R$ 360 milhões no combate à dengue
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teste do pezinho passa a detectar outras duas doenças em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2013 | Saúde e Ciência
Estado promete CRI no ABCD para 2014
Estado promete CRI no ABCD para 2014 O processo está em licitação para definir qual será a empresa que desenvolverá o projeto Foto: Amanda Perobelli
O processo está em licitação para definir qual será a empresa que desenvolverá o projeto Foto: Amanda Perobelli
A intenção é instalar equipamento em um terreno ao lado do Ame, da Vila Luzita

A cada década, a expectativa de vida no País aumenta. De acordo com projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) até 2060, o Brasil terá 5 milhões de idosos com 90 anos ou mais. O número é dez vezes maior que o de 2013 (473 mil). Diante disso, os governos começam a organizar políticas públicas para atender a terceira idade. È nesse sentido que o Estado promete um CRI (Centro de Referência ao Idoso) para o ABCD até o segundo semestre de 2014.

O equipamento a ser instalado em um terreno ao lado do Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André, na Vila Luzita, custará o investimento de R$ 4 milhões da Secretaria de Estado da Saúde. O processo está em licitação para definir qual será a empresa que desenvolverá o projeto. O documento foi publicado em outubro e receberá propostas até 29 de novembro.

A estimativa é da unidade no ABCD ser instalada em uma área de 2,5 mil m² com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. A expectativa estadual é que o CRI funcione como um polo regional de promoção de envelhecimento ativo para pessoas acima dos 60 anos.

Além de consultas médicas nas especialidades de geriatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia e ginecologia e exames de apoio diagnóstico, como de audiometria, por exemplo, o CRI também pretende oferecer atividades educacionais, culturais e de lazer.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.