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DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2010 | Geral
Estado prevê investir R$ 36,6 bi para Copa 2014
Muitos analistas, e até a própria Fifa, apontam questões estruturais como vários “calcanhares de Aquiles” para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Para que nenhum detalhe impeça a festa que será instalada no país daqui quatro anos, o governo do Estado e a prefeitura de São Paulo anunciaram um investimento de R$ 36,6 bilhões para obras de melhorias no transporte da Região Metropolitana e também do Grande ABC.

Até 2014, os dois poderes garantem a entrega de 21 projetos de infraestrutura rodoviária, do metrô, ferroviária e até aérea (a maior preocupação da Fifa). Na região, os investimentos afetarão a Avenida Jacu-Pêssego, que depois da implementação do trecho Sul do Rodoanel, terá ligação direta com a cidade de Mauá. Outra intervenção que repercutirá no ABC será melhorias na Linha-10 Turquesa (Rio Grande da Serra – Luz).

A intenção do governo do Estado e da prefeitura da capital é suavizar os congestionamentos que o paulistano enfrenta todos os dias. “Queremos oferecer uma ampla rede de metrôs e trem, com mais conforto e qualidade”, diz a nota divulgada pelas administrações estadual e municipal.

O trecho Sul do Rodoanel, que tem previsão de ser inaugurado em março deste ano, também sofrerá alterações pontuais, para melhoria do fluxo de veículos ao longo da pista. Todas as obras deverão ficar prontas no início de 2014, poucos meses antes da Copa do Mundo. Segundo a nota do governo do Estado, “os projetos deixarão um belo legado para as cidades”.

Dentre as melhorias projetadas para a capital, a mais destacada é a implementação da Linha-17 Ouro do Metrô – monotrilho ligará a estação São Judas ao Estádio do Morumbi (possível palco da abertura do Mundial de 2014). Além disso, o governo estadual e o Paço de São Paulo pretendem construir a Avenida Perimetral, sobre a qual nova linha do Metrô será erguida. Para esses dois projetos, o investimento previsto será de R$ 3,175 bilhões. O governo do Estado, inclusive, anunciou o financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) de R$ 1,33 bilhão como aporte financeiro para as obras.

A Linha-17 Ouro será erguida devido ao grande número de reclamações de falta de acesso de transportes coletivos ao estádio do Morumbi. Atualmente, apenas algumas linhas de ônibus passam nos arredores do espaço, único estádio pré-selecionado pela Fifa para receber uma partida da Copa do Mundo. O monotrilho interligará a Linha 1 do Metrô (São Judas) ao Aeroporto de Congonhas, à CPTM (Estação Morumbi) e à Linha 4 do Metrô (São Paulo-Morumbi). No total, serão 20 estações nos seus 21,5 quilômetros de extensão.

Do montante que será investido (R$ 36,6 bilhões), R$ 26,8 bilhões são de responsabilidade do Estado, R$ 4,5 bilhões da prefeitura de São Paulo, R$ 1,2 bilhão do governo Federal e R$ 4,1 bilhões do setor privado.

Por Estação Notícia - Redação
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