NOTÍCIA ANTERIOR
57% dos alunos têm nível baixo em leitura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bolsa Família aumenta frequência escolar na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/07/2015 | Educação
Estado planeja oferecer cursos a distância nas Fatecs em 3 anos
Estado planeja oferecer cursos a distância nas Fatecs em 3 anos Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
O Centro Paula Souza, autarquia do governo estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como objetivo, em três anos, oferecer EAD (Ensino a Distância) em todas as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo). Do total de 64 unidades, 50 já disponibilizam o curso tecnológico de Gestão Empresarial na modalidade EAD. No Grande ABC, apenas a Fatec de Diadema ainda não conta com a iniciativa.

A graduação à distância começou a ser oferecida no segundo semestre de 2014 na Fatec de São Caetano e no primeiro semestre de 2015, foi ampliada para Santo André. Já no último vestibular, para o segundo semestre deste ano, as faculdades instaladas em Mauá e São Bernardo também passaram a oferecer EAD.

“Conversei com o vice-governador (Márcio França – PSB e secretário da Pasta) sobre a possibilidade de aumentarmos o Ensino a Distância. Imagina-se que daqui dez anos, mais da metade dos alunos do Ensino Superior no mundo todo esteja estudando a modalidade”, salientou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem, durante evento no qual vistoriou as obras da futura Etec (Escola Técnica Estadual) e da nova sede da Fatec em Guarulhos.

A ideia, segundo a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, é ampliar a oferta de especialidades. “Por enquanto temos o curso de Gestão Empresarial, que é bem amplo, de grande empregabilidade, mas vamos ter outros porque o EAD é uma tendência que está consolidada”, fala ela. “O Brasil está atrasado nisso, as instituições públicas de Ensino Superior também, mas não tem importância: a gente recupera e estamos preparando outros cursos para implantar.”

O EAD vem conquistando espaço em todo o País. De acordo com o último Censo da Educação Superior, referente à 2013 e divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) em setembro do ano passado, já são mais de 1.200 cursos a distância, correspondendo a mais de 15% das matrículas de graduação. No período entre 2012 e 2013, a matrícula nessa modalidade cresceu 3,6%.

No processo seletivo para este semestre, o curso EAD de Gestão Empresarial registrou procura de 6,05 candidatos por vaga em São Caetano; 5,83 em Santo André; 5,78 em São Bernardo; e 4,65 em Mauá. Cada um oferta 40 vagas.

As Etecs e Fatecs destacam-se pelo índice de empregabilidade. Na primeira – que tem nas sete cidades 10.865 alunos matriculados no primeiro semestre de 2015 nos ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio – de cada dez estudantes, oito conseguem emprego no primeiro ano. Na Fatec – que na região atende 5.012 jovens – a cada dezena, nove estão empregados.

Mesmo com crise, Educação é prioridade, diz governador

As ampliações de universidades federais previstas para este ano foram colocadas em xeque após o anúncio do MEC (Ministério da Educação) de que haverá corte no Orçamento da União destinado às instituições, conforme o Diário tem divulgado. Na região, por exemplo, a medida impactará a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que atende cerca de 2.800 alunos em Diadema; e a UFABC (Universidade Federal do ABC), que mantém atualmente 12.116 alunos entre graduação e pós e tinha projetos para o campus de São Bernardo.

Em relação ao tema, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), disse ontem, durante vistoria às obras da futura Etec (Escola Técnica Estadual) e da nova sede da Fatec (Faculdade de Tecnologia), em Guarulhos, que, mesmo com cenário financeiro em estado de atenção, é preciso ter a Educação como uma das prioridades. “Governar é escolher. O dinheiro nunca dá para tudo, especialmente em um momento de crise. Mas é preciso priorizar aquilo que é mais importante, que é Educação, Saúde e Segurança Pública”, disse.

Segundo Alckmin, o governo do Estado tem conseguido fazer investimentos nesses setores por meio de alguns ajustes. “Estamos fazendo um grande esforço reduzindo carros, combustível, cargos comissionados, de forma a preservar investimentos e fazer mais e melhor com menos recurso”, garante. As obras de Guarulhos estão avaliadas em R$ 55,6 milhões.

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.