NOTÍCIA ANTERIOR
Profissionais da Saúde protestam ao lado de estádio da Copa em Manaus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ao menos 59 ficam feridos na Virada Cultural
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/05/2014 | Geral
Estado já recorre ao volume morto do Cantareira
Reservatório chegou a 8,2%, menor nível da história, nesta quinta-feira, de acordo com a Sabesp

O Sistema Cantareira, que responde pelo abastecimento de água para 9 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, chegou nesta quinta-feira (15/05) ao menor nível de sua história, 8,2%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo).

O governo estadual e a Sabesp iniciaram a captação de água da reserva técnica da Represa Jaguari/Jacareí, anunciada para ter início nesta quinta. A reserva técnica, ou volume morto, é o volume de água das represas que fica abaixo da cota mínima de captação.

A água retirada do volume morto será levada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guaraú, na zona Norte de São Paulo. O nível do Sistema Cantareira será acrescido de 182,5 bilhões de litros de água, o que fará com que o nível suba 18,5% a partir desta sexta-feira (16/05).

Bombas flutuantes - Para retirar a água do volume morto, foram instaladas 17 bombas flutuantes, que levarão a água por túneis até a estação de tratamento. A instalação das bombas foi iniciada em 17 de março, com a construção de dois canais com 3,5 quilômetros de extensão. Foram dois meses de obras e investimento de R$ 80 milhões.

O volume da reserva técnica é formado pela mesma água do atual volume útil do sistema e o total chega a 400 bilhões de litros. A estimativa da Sabesp é que a quantidade de água seja suficiente para abastecer a região metropolitana de São Paulo até 2015. Se começar a chover com regularidade o uso do volume morto será suspenso.

Distribuição - O Sistema Cantareira trata em média 32.560 litros por segundo, representando 47% da água distribuída na Região Metropolitana de São Paulo e 65% da demanda da Capital paulista. O Cantareira libera também, no mínimo, 3.000 litros por segundo para as regiões de Campinas e Piracicaba.

Por Diário Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.