NOTÍCIA ANTERIOR
22% dos ginecologistas desconhecem ação correta da pílula do dia seguinte
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metade dos adolescentes que se tratam de depressão tem recaída
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/11/2010 | Saúde e Ciência
Estado inicia campanha contra meningite bacteriana
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disponibiliza, a partir desta semana até o final de dezembro, a vacina conjugada contra o meningococo C - causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana - para crianças menores de um ano em toda a rede pública do Estado.

Inicialmente, foram imunizadas as crianças entre um ano e um ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária, é necessária apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de um ano deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

A partir de janeiro, a vacina contra meningite C entra definitivamente na rotina do calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças deverão se imunizar aos três e aos cinco meses de idade, e tomar um reforço ao completar um ano. Antes desta medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

“Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

São Paulo registrou algumas mortes de crianças vítimas de meningite, principalmente no interior do Estado. Neste ano, a Bahia é o Estado que mais vem sofrendo com mortes devido à doença.

Sintomas – A meningite bacteriana é altamente transmissiva e chega a matar entre 10% e 50% das pessoas que a contraem. Os sintomas são febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.