NOTÍCIA ANTERIOR
SP antecipa e amplia campanha de vacinação contra febre amarela
PRÓXIMA NOTÍCIA
Europa emite alerta de febre amarela para viagens ao Brasil no carnaval
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/01/2018 | Saúde e Ciência
Estado de SP antecipa para 25 de janeiro início da aplicação da vacina fracionada contra febre amarela
Estado de SP antecipa para 25 de janeiro início da aplicação da vacina fracionada contra febre amarela Fila em posto de saúde de SP para tomar a vacina contra a febre amarela (Foto: TV Globo/reprodução)
Fila em posto de saúde de SP para tomar a vacina contra a febre amarela (Foto: TV Globo/reprodução)
Ministério da Saúde informou que doses da vacina já foram enviadas para SP; doses serão aplicadas na população de 54 municípios do Estado até 17 de fevereiro.

O governo do Estado de São Paulo decidiu antecipar para o dia 25 de janeiro o início da aplicação da vacina fracionada contra a febre amarela. Esta é a segunda vez que o Estado antecipa a vacinação, que será realizada em 54 municípios.

A primeira previsão é de que as doses começariam a ser aplicadas em 3 de fevereiro. Mas, na terça-feira (16), ogovernador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que a vacinação seria antecipada para o dia 29 de janeiro. "Falei com o ministro da saúde, ele está mandando 1 milhão de doses a mais para o estado de São Paulo", afirmou Alckmin.

O Ministério da Saúde informou que as vacinas da dose fracionada já foram enviadas e estão no Estado de São Paulo.

A antecipação ampliará para 24 dias a campanha, imunizando 8,3 milhões de pessoas. Haverá 'Dias D' para ampla vacinação nos sábados 3 e 17 de fevereiro, quando encerra a campanha.

"Agora, o que é importante, não ter pânico e correria, toda população deverá ser vacinada até o fim do ano", declarou o governador.

A meta é imunizar mais de 7 milhões de pessoas - 2,5 milhões só na capital paulista. A dose fracionada tem tem 0,1 ml, enquanto que uma dose convencional tem 0,5 ml. A vacina permite a imunização por oito anos.

O município de São Caetano do Sul, na região do ABC, foi incluído na campanha. Veja a relação das cidades que receberão a vacinação fracionada.

A dose fracionada foi pensada para ampliar a imunização e aplicar a vacinação concentrada nas áreas de risco, nos bairros próximos aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela.

As seringas que serão usadas na campanha de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas já chegaram a São Paulo. Elas são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml.

Postos lotados

Desde o anuncio da vacinação fracionada e confirmação de novas mortes por febre amarela, os postos de saúde têm ficado lotados e com fila de horas de esperar para a imunização contra a doença com a dose convencional. Apesar da corrida aos postos, a Secretaria Estadual da Saúde diz que não há motivos para pânico.

Moradores de várias regiões da capital paulista e da região metropolitana chegam a esperar horas para conseguirem ser imunizados.

As seringas que serão usadas na campanha de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas já chegaram a São Paulo. Elas são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml.

Por Tatiana Santiago e Tahiane Stochero, G1 SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.