NOTÍCIA ANTERIOR
Médicos duvidam da eficácia dos genéricos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jovem de 21 anos sofre de síndrome rara e não consegue passar dos 30 kg
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2010 | Saúde e Ciência
Estado dará fim nesta 4ª vacinação contra gripe A
A Secretaria da Saúde encerra nesta quarta-feira (30), a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 em todo o Estado. Após essa data, os postos de saúde irão vacinar apenas as crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses e aquelas portadoras de doenças crônicas até oito anos que precisem receber a segunda dose da vacina.

Desde o dia 8 de março, quando a campanha foi iniciada, até o último dia 24 de junho, foram imunizados contra a nova gripe 20.008.481 paulistas, o que representa 47,5% de toda a população estimada para o Estado segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). A proporção de vacinados é maior do que a média nacional e também supera a de países como os Estados Unidos.

Entretanto, as crianças até oito anos precisam tomar duas doses da vacina para ficarem completamente imunizadas. A segunda dose não precisa ser aplicada exatamente 30 dias após a primeira, mas é importante que as crianças recebam a dose complementar.

“É fundamental que a criança receba a segunda dose para que ela esteja totalmente protegida como a nova gripe. Por isso elas devem retornar aos postos de saúde”, diz a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. “A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha”, alerta Sato.

As doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação são: respiratória crônica (pulmonar obstrutiva, asma grave), cardíaca com repercussão clínica ou hemodinâmica (cardiopatias congênitas), cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico), neurológica (paralisia cerebral), hepática (cirrose, hepatite em tratamento), renal (paciente com insuficiência renal crônica em diálise), metabólica (diabetes, obesidade mórbida), hematológica (anemia falciforme), imunodeficiências (HIV/Aids, câncer), e outras condições (síndrome de Down).

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.