NOTÍCIA ANTERIOR
Criança de 1 ano é retirada à força de cigana no interior de SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com acidentes e interdições, lentidão chega a 14 km na Marginal Tietê
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2010 | Geral
Estado anuncia 36 novos trens para CPTM
O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciaram, ontem, autorização para assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) visando o fornecimento de 36 trens novos e manutenção pelo período de 20 anos. As composições circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno).

“São Paulo está fazendo agora a terceira Parceira Público-Privada, sendo que no Brasil há seis ou sete. Portanto, temos 50% delas e trabalhamos depressa porque têm arquitetura complicada. Essa parceria é para a aquisição de bens, que são trens novos que vão atender uma região carente da Grande São Paulo, que é Osasco”, destacou Serra.

Substituição da frota

As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infraestrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.

O programa para modernização da frota da CPTM envolve a reforma e reestruturação de 34 trens: 17 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), 12 trens para a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e quatro para a Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí). A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborará para a redução dos intervalos nas linhas.

As composições passaram por profunda reforma: as portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a abertura indevida e itens de acessibilidade foram incluídos, como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento das portas, que auxilia pessoas com deficiência auditiva.

As ações fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, entre 2007 e 2010. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 62,3 quilômetros para 240. Desse total, 162 quilômetros são da CPTM. Também foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM.

Por Diário Regional - Reportagem Local
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.