NOTÍCIA ANTERIOR
Greve dos Correios não isenta contas de multas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inverno, época da gripe
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/07/2008 | Geral
Especialista explica complexidade de apagão da Telefônica
O professor Denis Gabos, do setor de Ciências da Computação do Centro Universitário da FEI, acredita que o problema ocorrido quinta-feira seja complexo o suficiente para que a investigação sobre a causa caminhe somente em uma direção.

Os backbones principais da Telefônica são comparado por Gabos a auto-estradas por onde trafegariam os dados. Quando tenta entrar em um site na internet, o usuário é encaminhado a uma rede de acesso, similar às ruas de um bairro tranqüilo, onde a informação trafega de forma mais lenta.

Depois de passar por diversos roteadores (comparados a indicadores de sinalização das vias), atinge grandes avenidas, de velocidade maior, já consideradas backbones. Por sua vez, essas ‘avenidas' deságuam o fluxo em backbones principais.

O especialista da FEI acredita que o problema esteja em uma dessas grandes "auto-estradas" da informação. "Pelo tamanho do problema e pela quantidade de órgãos até governamentais envolvidos, é mais provável que isso tenha ocorrido", afirmou.

O professor explica ainda que a solução do problema é proporcional à complexidade que envolve os sistemas de comunicação utilizados para a transmissão de dados atualmente. "Pode ser a configuração de um software, tráfego mais pesado que sobrecarregou o roteador ou mal-contato em partes de hardware. São várias hipóteses", afirmou.

Por William Cardoso - Diário do Grande ABC / Foto: www.guiadowindows.net
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.