NOTÍCIA ANTERIOR
Campanha alerta sobre a busca de informação no diagnóstico de câncer
PRÓXIMA NOTÍCIA
Plantas dentro de casa: saudável ou não?
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2016 | Saúde e Ciência
Escute seu corpo: ruídos que podem indicar problemas de saúde
Escute seu corpo: ruídos que podem indicar problemas de saúde Escute seu corpo: ruídos que podem indicar problemas de saúde
Escute seu corpo: ruídos que podem indicar problemas de saúde
Ouvir barulhos esquisitos do nosso corpo não é um problema, é corriqueiro que tenhamos algumas manifestações sonoras do organismo. No entanto, quando esses ruídos se tornam frequentes ou fora do normal em intensidade, é preciso ter precaução e procurar um médico para saber se está mesmo tudo em dia com a saúde. Veja alguns dos ruídos que podem indicar problemas de saúde:

Acesse o artigo original em www.pajuamigo.com

1) Estalo no joelho ou tornozelo

Normalmente os estalos no joelho e tornozelo acontecem pela diferença de pressão nas articulações. Quando ficamos mais velhos, este barulho acontece com mais frequência devido à perda de cartilagens no local. Se o barulho não é acompanhado de dor, não indica um problema, porém se o ruído causar dor ou inchaço e o estalo virar um rangido permanente é preciso procurar um médico.

2) Ronco

O ronco acontece pela vibração do tecido mole da garganta quando há passagem de ar. A obesidade aumenta a incidência do ronco, já que este tecido também aumenta com o ganho de peso. Apesar de ser um incomodo para quem o emite e seus companheiros de quarto, o ronco só passa a ser um problema grave se durar a noite toda. Se o ruído for ininterrupto e de forte intensidade pode indicar problemas respiratórios, de refluxo gastroesofágico e apneia do sono, o que leva a problemas de coração.

3) Barulhos na barriga

Na maioria das vezes, os barulhos estranhos da sua barriga são resultados apenas do sistema gastrointestinal funcionando. É o ruído mais comum do corpo e, de maneira geral, não deve preocupar. No entanto, isso muda caso os ruídos sejam acompanhados de dor, distensão ou saírem da intensidade habitual. Esses sintomas podem indicar obstrução do intestino e hérnias internas, necessitando inclusive – em alguns casos – de operação.

4) Zumbido no ouvido

Os zumbidos no ouvido são em sua maior parte ocasionados pela imaginação. Isso acontece quando o cérebro interpreta sinais elétricos de maneira errônea, como se fossem vibrações de som, então temos a impressão de estarmos ouvindo zumbidos. Este barulho só se torna um problema quando é contínuo ou aparece em apenas um dos lados, o que pode sugerir uma infecção e precisa de cuidado médico. É preciso estar atento também aos outros sintomas que aparecem juntamente com o zumbido do ouvido: tontura, perda da audição, náusea, vômito, confusão mental, entre outros.

5 ) Estalo na mandíbula

Este é um barulho nada normal no corpo. Ouvir um estalo na hora de mastigar pode indicar um desalinhamento da articulação temporomandibular e quanto mais cedo for tratado melhor, já que o agravamento do quadro pode levar a deslocamento ou travamento da mandíbula, dores de cabeça, na nuca e cansaço ao mastigar.

6) Soluço

O soluço é um movimento involuntário do diafragma e acontece com mais frequência depois das refeições, quando o estômago comprime o diafragma. Este incômodo ruído vira um problema quando persiste por horas o que sinaliza uma irritação do esôfago e precisa ser tratado.

7) Assobio pelo nariz

Aquele suave assobio que soltamos pelo nariz ocasionalmente acontece quando a passagem do ar é feita por um espaço estreito da fossa nasal. Geralmente ouvimos esses ruídos quando estamos deitados, pois o esforço respiratório é maior. Como os demais barulhos, o maior indicativo de problema é quando o assobio se torna constante, pois pode ser sinal de rinite alérgica, desvio de septo nasal e pólipos nasais.

ACESSE www.pajuamigo.com

Por Fabiane Mariano - www.pajuamigo.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6233 dias no ar.