NOTÍCIA ANTERIOR
Professores que forem aprovados em SP só darão aula em 2011
PRÓXIMA NOTÍCIA
Procura por curso de pilotagem triplica no interior de São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2009 | Educação
Escolas funcionarão em horário integral
A partir de segunda-feira, dez escolas da rede municipal de Diadema, na região do Eldorado e Inamar, funcionam em período integral. A previsão é de que pelo menos 2.400 crianças de 6 e 7 anos sejam atendidas no contraturno escolar. As atividades são facultativas e os que aderirem ao programa terão carga horária de sete horas, sendo quatro de educação regular.

Centros culturais, parques, complexos esportivos e outros espaços públicos e comunitários serão utilizados pelos colégios para aplicação das atividades. Os alunos terão opções divididas em três macrocampos: meio ambiente, cultura e artes, além de esportes e lazer.

A dona de casa Fernanda Souza Silva, 28 anos, mãe de João Vitor, 6, disse que com o programa, o garoto poderá aproveitar melhor as manhãs, antes de ir para a escola. "Faltam aulas diferenciadas e mais oportunidades para as crianças. Ao invés de ficar dentro de casa ou nas ruas, elas precisam de opções que melhorem o ensino."

Integração
Ontem, no lançamento do programa em Diadema, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a fórmula de integrar escolas e locais públicos pode render bons resultados. "Cansei de ouvir escolas dizerem que não têm equipamentos para a educação integral e adiam a decisão de manter as crianças nas escolas. As cidades têm espaço. A sugestão é de que façam as reformas, se necessárias, que o MEC (Ministério da Educação) repassa os recursos."

O programa em vigor em Diadema é uma versão municipal da iniciativa federal Mais Educação, criada em 2007. Atualmente cerca de 5.000 escolas já foram contempladas. Elas recebem, via Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), R$ 200 por ano por aluno para custear as atividades. As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de São Caetano funcionam em período integral desde 2007.

Por Vanessa Fajardo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.