NOTÍCIA ANTERIOR
Cinco faculdades da Região são bem avaliadas pelo MEC
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC pune 70 faculdades e proíbe criação de novos cursos
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/11/2011 | Educação
Escola Superior de Coimbra e Medicina ABC realizam intercâmbio
Dois estudantes portugueses permanecem dois meses no ABC

Dois estudantes de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) realizam estágio de pesquisa na Faculdade de Medicina do ABC. Marco José de Almeida Pinheiro e Ana Raquel Leal Duarte chegaram no início de outubro e permanecerão em Santo André até o próximo domingo (27 de novembro) acompanhando os trabalhos do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC. O intuito principal do intercâmbio é a participação em estudo internacional sobre poluição luminosa, que visa a verificar alterações do hormônio melatonina – responsável pelo sono – diante da intensidade da luz intrusa, comparada ao desperdício econômico e ambiental ocasionado por emissões de CO2 evitáveis.

O conceito de poluição luminosa, luz excessiva ou obstrutiva tem assumido relevância nos últimos anos em virtude da urbanização das cidades, que interfere nos ecossistemas e causa efeitos negativos à saúde, além de clarear a atmosfera das cidades e reduzir a visibilidade de estrelas. A parceria ESTeSC-FMABC é justamente no intuito de estudar a poluição luminosa na cidade de Santo André. A expectativa é de que os dados conclusivos do trabalho possam colaborar para o aumento da eficiência energética dos municípios do Grande ABC, na melhoria da saúde dos cidadãos e até mesmo na diminuição do risco da dengue por meio de intervenções que reduzam o impacto ambiental.

Em maio de 2012 a ESTeSC acolherá dois estudantes de Saúde Ambiental da Medicina ABC dando continuidade à parceria.

Parceria internacional: O início da cooperação entre as instituições ocorreu em novembro de 2010, quando o coordenador do curso, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, e o vice, Odair Ramos da Silva, conquistaram em Coimbra o título de melhor pôster do “Congresso Internacional de Saúde Ambiental”. O trabalho apresentado promove a correlação entre poluição atmosférica e alterações em exames hormonais sexuais em pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades da FMABC. Trata-se de estudo inédito, desenvolvido como Mestrado pelo Prof. Odair, sob orientação do Dr. Fernando Fonseca. A defesa da tese ocorreu em 30 de setembro último na própria FMABC.

Em 10 de fevereiro, o professor da ESTeSC, Nelson Leite e Sá, esteve no Brasil para evento do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC. O convidado ministrou palestra sobre a experiência de Portugal na formação do profissional de Saúde Ambiental e a cooperação do país com o Brasil. Também passou o dia no campus universitário em Santo André, onde conheceu a dinâmica do curso, laboratórios de ensino, pesquisa e demais setores da FMABC.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.