NOTÍCIA ANTERIOR
Catira Az de Ouro estreia em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá workshop gratuito sobre inovação
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/11/2011 | Cidade
Escola no Zaíra é invadida e roubada pela quarta vez
Escola no Zaíra é invadida e roubada pela quarta vez  Pichações ajudam a aumentar clima de insegurança. Foto: Andris Bovo
Pichações ajudam a aumentar clima de insegurança. Foto: Andris Bovo
A Escola Estadual Jardim Zaíra 8, no bairro de mesmo nome em Mauá, foi assaltada na madrugada desta quinta-feira (3/11).

Foram levados sete computadores, aparelhos de telefone e um forno de micro ondas, conforme apuraram professores e funcionários. Salas, corredores e armários foram pichados e portas arrombadas. Uniformes e alimentos foram espalhados pelo chão.

A invasão foi percebida pelos próprios professores e servidores quando chegaram para trabalhar na manhã desta quinta-feira. Foi o quarto roubo ao estabelecimento nos seus dois anos de funcionamento. A última também ocorreu durante um feriado, em junho passado.

Quem entrou na escola deixou inscrições em 27 dos 30 armários dos professores, o que aumentou o ambiente de insegurança. Foram desenhadas bolinhas com um x no meio. Nas pichações, lê-se a frase: “ódio do estado 155 nervoso”. O artigo 155, pelo código penal, trata de roubo.

“Estou me sentido marcado”, aponta o professor de matemática José Carlos Dalibera.

“Não sabemos se isso é um recado, porque foram pichados os armários dos colegas que exigem mais disciplina em sala de aula”, reclamou a professora de inglês Alessandrini Amaral.

O clima era de tensão entre todos. Alunos e pais estavam assustados com a situação. “Sinto vergonha de ver minha escola roubada. Tenho medo”, conta a menina Bruna, aluna da 8ª série, que não sabe se prossegue estudando lá no ano que vem, quando começa cursar o ensino médio. Seu plano era cursar a primeira série no período noturno.

Para sua mãe, Lúcia Aparecida Ferreira Alves, a escola não tem condição de funcionar nesse horário por não oferecer garantias aos alunos.

Mãe de outra aluna, Fátima da Silva acrescenta que a rua João Cesário Simão, onde está a escola, não tem saída para carros. Pedestres contam com uma passagem numa escadaria que, afirma ela, é frequentada por usuários de drogas, o que aumenta a sensação de insegurança.

A Jardim Zaíra 8 atende a cerca de dois mil alunos. No período da manhã estudam adolescentes do 7º ao 9º ano, à tarde, alunos do 8º ano e as aulas aos primeiro e segundo anos do ensino médio são à noite.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.