NOTÍCIA ANTERIOR
Motoristas de ônibus entram em greve em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Casarão histórico pode ser demolido
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2015 | Setecidades
Escola de Santo André registra surto de gastroenterite
Escola de Santo André registra surto de gastroenterite Escola oferece berçário e educação infantil no Bairro Jardim; não há registro de aluno ou funcionário internado. Foto: Reprodução/ Google
Escola oferece berçário e educação infantil no Bairro Jardim; não há registro de aluno ou funcionário internado. Foto: Reprodução/ Google
Ao todo, 31 crianças e seis funcionários tiveram sintomas; ninguém está internado

A Cycle International School, instituição particular de ensino localizada no Bairro Jardim, em Santo André, registrou um surto de gastroenterite que atingiu pelo menos 37 pessoas, entre crianças e funcionários. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André na noite desta terça-feira (22/09).

O Departamento de Vigilância à Saúde foi notificado na segunda-feira (21/09), pela mãe de uma criança, sobre o caso do de um aluno que apresentou no fim de semana sintomas de vômito, diarreia e febre. Técnicos da Vigilância foram enviados à escola, onde foram informados que 37 pessoas, das quais 31 crianças e seis funcionários haviam apresentado os mesmos sintomas. A escola oferece serviços de berçário e educação infantil, atendendo crianças na faixa de três meses a cinco anos.

A cozinha e o lactário da escola foram interditados pela Vigilância Sanitária. No processo de produção e manipulação dos alimentos, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram encontradas irregularidades, como falta de registro de controle da temperatura dos alimentos servidos; não observância de armazenamento de amostras dos alimentos; ausência de lavatório de mãos na área de preparação da comida; e armazenamento inadequado de utensílios e equipamentos.

"Os dois ambientes só serão reabertos com as adequações das estruturas físicas e equipamentos, além da validação dos procedimento de boas práticas para manipulação alimentar. Neste momento, a escola está impedida de produzir refeição e preparação do leite para as crianças do berçário", informa nota da Secretaria de Saúde, divulgada na noite desta terça-feira.

Ainda de acordo com a Prefeitura, não há registro, até o momento, de nenhum aluno e/ou funcionário internado. Também não houve registro ou notificação de nenhum novo caso nesta terça-feira. Na avaliação da Vigilância Sanitária, neste momento, não há necessidade de interdição da escola, uma vez que não foi observada a manutenção da cadeia de transmissão.
AUSÊNCIAS

Devido aos sintomas, 31 crianças faltaram à escola na segunda-feira, mas 25 já retornaram nesta terça-feira. Dos seis adultos suspeitos, apenas um não retornou nesta terça.

Amostras de água e de alimentos consumidos, durante o almoço da última sexta-feira (18/09), foram colhidas e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, de acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Saúde. Não houve coleta do lanche da tarde, que foi servido aos alunos, em razão de não ter sobra nem armazenamento.

"A Vigilância Epidemiológica está levantando todos os prontuários das crianças e adultos que apresentaram os sintomas e passaram por atendimento médico ambulatorial. Também está sendo feita a busca ativa nas pessoas que não compareceram e permanecem com os sintomas para coleta de exames, a fim de identificar o agente causador", conclui da nota da Secretaria.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.