DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2017 | Veículos
Escócia testa carro movido a resíduos da produção de uísque
Start-up escocesa faz teste com carro movido a biocombustível feito a partir de resíduos da produção de uísque (Foto: Divulgação)
A mistura de bebidas alcoólicas e carros não dá certo, a não ser que seja em forma de biocombustível no tanque.
Enquanto o Brasil move milhões de carros com etanol, que é feito da mesma matéria-prima da cachaça, os escoceses desenvolveram um novo substituto para a gasolina e o diesel com resíduos da produção de uísque.
A ideia é uma aposta da start-up Celtic Renewables, que criou um tipo de álcool produzido de matéria orgânica, chamado biobutanol.
Neste caso, ele é feito a partir do malte de cevada usado no processo de fermentação e do resíduo líquido da primeira destilação do uísque.
De acordo com a empresa, a indústria do uísque na Escócia produz cerca de 750 mil toneladas e 2 bilhões de litros de cada um destes resíduos por ano.
O primeiro teste com um veículo foi feito neste mês, em parceria com a destilaria Tullibardine. Segundo a Celtic Renewables, nenhuma modificação no motor foi necessária.
Além de poder ser feito de milho, cana de açúcar, trigo ou soja, o biobutanol tem energia mais próxima da gasolina do que o etanol usado atualmente no Brasil, por isso não requer modificações.
Enquanto o Brasil move milhões de carros com etanol, que é feito da mesma matéria-prima da cachaça, os escoceses desenvolveram um novo substituto para a gasolina e o diesel com resíduos da produção de uísque.
A ideia é uma aposta da start-up Celtic Renewables, que criou um tipo de álcool produzido de matéria orgânica, chamado biobutanol.
Neste caso, ele é feito a partir do malte de cevada usado no processo de fermentação e do resíduo líquido da primeira destilação do uísque.
De acordo com a empresa, a indústria do uísque na Escócia produz cerca de 750 mil toneladas e 2 bilhões de litros de cada um destes resíduos por ano.
O primeiro teste com um veículo foi feito neste mês, em parceria com a destilaria Tullibardine. Segundo a Celtic Renewables, nenhuma modificação no motor foi necessária.
Além de poder ser feito de milho, cana de açúcar, trigo ou soja, o biobutanol tem energia mais próxima da gasolina do que o etanol usado atualmente no Brasil, por isso não requer modificações.
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