NOTÍCIA ANTERIOR
São Caetano passa a monitorar 21 pontos contra roubo e furto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maior parte das mortes de trânsito ocorre durante o fim de semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2017 | Setecidades
Esburacada, Estrada dos Fernandes traz riscos a motoristas de Ribeirão
Esburacada, Estrada dos Fernandes traz riscos a motoristas de Ribeirão  Via acumula problemas estruturais, fruto da falta de manutenção pública. Foto: Celso Luiz/DGABC
Via acumula problemas estruturais, fruto da falta de manutenção pública. Foto: Celso Luiz/DGABC
Oito quilômetros de curvas perigosas e buracos que colocam em risco a vida dos moradores. Este é o cenário encontrado por motoristas que trafegam pela Estrada dos Fernandes, em Ribeirão Pires.

Via de pista simples, com uma faixa de rolamento em cada sentido, a estrada tem apresentado em toda sua extensão problemas estruturais causados pela falta de manutenção do asfalto, conforme constatou a equipe do Diário.

Os buracos, segundo moradores, aparecem rotineiramente. Algumas crateras ocupam, em determinados trechos, metade da estrada e não deixam opção para desvio, a não ser invadir a faixa do sentido contrário da via.

“Moro aqui há três décadas e já presenciei muitos acidentes. Dirigir aqui é uma missão quase impossível”, destaca o aposentado Luiz Iwafaki, 69 anos.

Para pedestres, a via, que dá acesso à cidade de Suzano, torna-se ainda mais perigosa, pela falta de acostamento e calçada. “Não tem espaço para caminhar. Acaba que somos obrigados a dividir espaço com os carros. Sempre que preciso andar pela estrada rezo”, afirma a dona de casa Adazia Almeida Santos, 53.

Na tentativa de evitar acidentes, alguns veículos chegam a reduzir a velocidade a 10 km/h para poder passar pela via. “Nem sequer as placas são visíveis. A Prefeitura nos abandonou literalmente. Parece que nem se lembram que existem pessoas aqui”, desabafa o pedreiro Valdecir de Oliveira, 45.

Nas curvas, a pintura de solo que, na prática, ajudaria motoristas a identificaram possíveis riscos, não existe mais. A vegetação do entorno, por sua vez, acaba por encobrir as poucas placas ainda existentes na via.

Segundo moradores, a situação da via se agravou após a conclusão do Trecho Leste do Rodoanel. “Quando estavam construindo (o anel viário) eles ainda arrumavam o asfalto. Depois que terminaram nunca mais deram as caras aqui”, destaca o agricultor Roberval Nunes, 48.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Pires, equipes técnicas já realizaram vistoria na via para identificar quais são as manutenções necessárias. Após o diagnóstico, a Estrada dos Fernandes foi incluída no cronograma de ações para 2018.

Conforme a administração municipal, o planejamento de obras para o próximo ano “contará com intervenções em diversos bairros da cidade, garantindo limpeza, capinação e tapa-buraco”.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.