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DATA DA PUBLICAÇÃO 26/12/2016 | Setecidades
Erro no Cartão BOM faz morador enfrentar duas horas de fila em SBC
Erro no Cartão BOM faz morador enfrentar duas horas de fila em SBC Moradores da Região esperam até duas horas para entrarem na loja do Cartão BOM, em São Bernardo. Foto: Andréa Iseki
Moradores da Região esperam até duas horas para entrarem na loja do Cartão BOM, em São Bernardo. Foto: Andréa Iseki
Usuários reclamam que têm que tirar dinheiro do próprio bolso para se locomoverem até o trabalho

Um erro de leitura aconteceu com o Cartão BOM vale-transporte de moradores da Região neste final de ano. Após o erro, que impede a passagem do usuário nos ônibus intermunicipais e nos terminais metropolitanos, muitas pessoas procuraram a única loja do cartão no ABCD, na rua Jurubatuba, 1.134, no Centro de São Bernardo. A procura dos trabalhadores a fim de resolver o problema na tarde desta segunda-feira (26/12) foi tão grande, que fez com que o tempo de espera na fila fosse de até duas horas.

Essa espera é apenas para adentrar o posto de atendimento. Dentro do local, os usuários ainda enfrentavam mais filas até o momento de serem atendidos. Entre as reclamações, estão também a falta de informação dos funcionários e o fato de ter que pagar as passagens do próprio bolso enquanto o problema não é resolvido.

A vendedora Isabela Sant Anna Luz, 19 anos, está com problema no cartão BOM desde a última terça-feira (20/12). Nesta segunda, Isabela estava há 1h50 na fila e ainda não tinha entrado no local. “Tenho que tirar o dinheiro do próprio bolso para trabalhar. Estamos na fila debaixo de sol e sem nenhuma informação. É um descaso com a gente”, desabafou.

Já a aprendiz Tatiane Gomes, 16 anos, não consegue utilizar o cartão desde a última quinta-feira (22/12). Tatiane mora no Bairro Eldorado, em Diadema, e trabalha na Vila Mariana, em São Paulo. No total, a aprendiz gasta R$ 12 para ir e voltar do trabalho, mas com o problema, tem que tirar do próprio bolso todo o dinheiro da passagem.

SOLUÇÃO EM ATÉ QUATRO DIAS

O mesmo problema aconteceu com o analista contábil Júnior Lach, 37 anos, que passou todo o horário de almoço desta segunda para tentar resolver o erro no cartão e não foi atendido. Lach então procurou o atendimento via telefone.

“Me informaram que o erro começou após uma atualização nos cartões. Falaram que a substituição do cartão só é feita em um posto de atendimento físico e que trocam o cartão na hora, mas os créditos só vão ser passados de um cartão para outro em até quatro dias úteis”, relatou.

Lach mora em Santo André e trabalha em São Bernardo. Ele precisa pegar um ônibus intermunicipal para ir até o Terminal Santo André e outro para ir até o trabalho. Com o erro no cartão, o analista tira R$ 15,60 todos os dias para ir e voltar do trabalho. "Enquanto isso tenho que pagar do próprio bolso? Isso é uma bagunça", disse.

Procurada pela reportagem, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), responsável pelo Cartão BOM, informou que a responsável pelo atendimento é a empresa Autopass. Em nota, a empresa explicou que o atendimento no posto São Bernardo foi reforçado para que os cartões de vale-transporte inabilitados pudessem ser trocados no ato e gratuitamente.

A Autopass revelou ainda que a troca do cartão pode ser realizada em qualquer uma das oito lojas e 12 quiosques de atendimento da Autopass, das 08h às 16h30. "A Autopass lamenta os transtornos causados aos cidadãos e reafirma seu compromisso de trabalhar diuturnamente em benefício da população", finalizou em nota.

Por Diego Brito - ABCD Maior
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