NOTÍCIA ANTERIOR
Gripe suína: quase 180 mil casos e 1.462 mortes em todo o mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Incêndios na Argentina deixam pelo menos 2 mortos e 30 mil hectares destruídos
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2009 | Internacional
Equipes tentam salvar 700 isolados por tufão na Ásia
As equipes de emergência de Taiwan enviaram nesta quarta-feira helicópteros para tentar retirar 700 pessoas isoladas em vilarejos devastados por deslizamentos de terra e lama, ao mesmo tempo em que o balanço da passagem do tufão Morakot pela ilha subiu para 67 mortos, 61 desaparecidos e 45 feridos.

O balanço inclui dois pilotos e um técnico, que morreram na queda de um helicóptero de socorro na terça-feira. Mas não inclui as quase 100 pessoas que, segundo as equipes de resgate, podem ter ficado soterradas após um deslizamento de terra no vilarejo de Hsiaolin, sul do país.

"Na noite de terça-feira encontramos 700 pessoas vivas em três vilarejos e outras 26 esta manhã. Mobilizamos 25 helicópteros para evacuar estas pessoas", declarou o general Richard Hu. Mais de 17 mil soldados participam na operação.

Os trabalhos de resgate foram interrompidos ao meio-dia desta quarta-feira em consequência das fortes chuvas, depois que 173 pessoas foram socorridas, segundo fontes militares.

O general Hu afirmou não ter condições de confirmar o número de pessoas soterradas em Hsiaolin.

A imprensa chegou a informar o número de 600 pessoas sepultadas no vilarejo, mas a notícia não foi confirmada pelas autoridades.

O tufão Morakot, que atravessou Taiwan durante o fim de semana passado, antes de chegar a China, provocou as piores inundações nos últimos 50 anos na ilha. Vilarejos inteiros foram tomados pelas águas. Várias estradas foram cortadas e diversas pontes desabaram, isolando muitas localidades.

O Morakot provocou prejuízos milionários ao setor agrícola de Taiwan e nesta quarta-feira pelo menos 30 mil residências estão sem energia elétrica e outras 750 mil sem abastecimento de água.

Além disso, oito pessoas morreram na China em consequência da passagem do tufão.

No Japão, 15 pessoas faleceram na passagem de outro tufão, o Etau. Além disso, 17 pessoas continuam desaparecidas no oeste do país e o balanço do terremoto de terça-feira no centro do território nipônico é de um morto e 122 feridos.

A guarda costeira japonesa, policiais e militares procuram desaparecidos em um rio da cidade de Sayocho, no centro-oeste, a região mais afetada pelo tufão.

O tremor de terça-feira atingiu a magnitude de 6,4 graus e provocou a morte de uma mulher no distrito de Shizuoka.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.