NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Mário Covas inaugura horta para pacientes da Psiquiatria
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD deve vacinar 182 mil contra pólio
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2011 | Saúde e Ciência
Equipe de Nutrição é credenciada pela Secretaria da Saúde
A Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Estadual Mário Covas (EMTN-HEMC) acaba de ser credenciada como Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Enteral e Parenteral. O local recebeu em 17 de junho visita da Vigilância Sanitária municipal (VISA) e no dia 22 do mesmo mês foi a vez da seção de Credenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizar inspeção. Considerada apta pelas duas instâncias, a equipe teve documentação encaminhada à SES – órgão que oficializa o credenciamento. O parecer final foi emitido em 18 de julho e a EMTN aguarda habilitação para os próximos meses, confirmada após publicação no Diário Oficial pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, a nutrição enteral consiste na utilização de alimentos para fins especiais e com ingestão controlada de nutrientes. É elaborada para uso por sondas ou via oral conforme necessidades nutricionais e visa a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

A nutrição parenteral é uma via que serve para complementar ou substituir a alimentação via oral ou enteral. É alternativa para pacientes que não conseguem se alimentar utilizando o aparelho digestivo e por isso necessitam de outra opção para manter o estado nutricional adequado. Trata-se de solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios e vitaminas, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico e administrada por via intravenosa.

“Realizamos as terapias enteral e parenteral sempre de maneira criteriosa e com total segurança aos pacientes. Na equipe da Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Mário Covas temos até mesmo nutróloga, um diferencial que qualifica ainda mais o serviço”, ressalta a nutricionista e coordenadora de Nutrição do HEMC, Adriana Piva Lach, que explica: “Fomos visitados e aprovados pela VISA e pelo Credenciamento da Secretaria de Saúde graças a estrutura que mantemos e aos protocolos internos desenvolvidos junto aos pacientes para avaliação nutricional, pesquisa de aceitação alimentar e análise de risco nutricional. Esse reconhecimento confirma a seriedade com que os trabalhos são realizados e premia o esforço e a capacitação dos funcionários do setor.

Entre os itens avaliados para o credenciamento constaram análises sobre manutenção de programas de educação permanente, presença e análise de indicadores de terapia nutricional, prescrição médica para administração das dietas, estrutura do local de armazenamento e dispensação da nutrição enteral, controle de recebimento da dieta parenteral, entre outros.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.