NOTÍCIA ANTERIOR
Ecos da revolução pacífica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Berlim de leste a oeste
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2009 | Turismo
Entre orgânicos e calóricos
Apesar da febre dos alimentos orgânicos, quando o assunto é a famigerada culinária germânica, a palavra excesso vira mero eufemismo, não só pelas calorias mas principalmente pela variedade de ofertas. Só de cerveja há 5.000 rótulos diferentes, produzidos por 1.200 estabelecimentos.

A quantidade de massas e salsichas também impressiona, com mais de 300 opções de pães e bolos para o café da manhã, muitos pretzels, 550 fontes de água mineral e embutidos de todas as formas, espessuras, diâmetros e comprimentos que o turista imaginar. Tem salsicha fervida, frita, temperada, crua ou na versão bratwurst, feita com carnes de porco, vaca e às vezes vitela. Tudo, é claro, com muita mostarda.

Os mercados são um convite à gula, com menus versáteis que vão desde um peixe fresco com batatas até maçãs da terra (salgadas, cozidas ou em receitas de bolos do século 18). Mas as especialidades variam bastante conforme a região, indo desde a anchova defumada de Kiel até a salsicha branca com mostarda doce de Munique.

Depois da França, a Alemanha é o país com maior número de restaurantes estrelados no guia gastronômico Michelin 2008. Foram mais de 200 estabelecimentos premiados.

E embora a cerveja roube a cena, os vinhos alemães também são bastante apreciados, alguns mais secos, outros mais doces, mas todos sempre suaves e caprichados como pedem as papilas dos sommeliers.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.