NOTÍCIA ANTERIOR
O que abre e fecha no Dia de Finados (02 de novembro)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Gado é abandonado em ruas do bairro Sertãozinho
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/11/2008 | Cidade
Entre história e natureza, Ouro Preto (MG) é destino certo para festas
Escondida em um vale entre as montanhas mineiras, Ouro Preto aparece aos olhos do turista como uma miragem. A sensação é de estar fazendo uma viagem no tempo.

A cidade é um berço de lendas: há quem diga que o lugar é povoado por assombrações, mas Ouro Preto é muito mais do que isso.

O principal destaque são as várias igrejas espalhadas pela cidade: entre as mais famosas estão a Nossa Senhora do Pilar; a de São Francisco de Assis, símbolo do barroco mineiro; a Nossa Senhora do Carmo, projetada pelo pai de Aleijadinho e decorada pelo artista; a Nossa Senhora do Rosário, que tem fachada circular; e a matriz Nossa Senhora da Conceição, que demorou quase 20 anos para ser construída. Lá estão enterrados os corpos de Aleijadinho e de seu pai.

Igrejas à parte, pontos turísticos como o pico do Itacolomi, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade, e o parque Vale dos Contos, onde é possível conhecer as plantas da região, merecem uma visita.

Não pense que à noite a cidade histórica pára. Quando o Sol vai embora, começa o agito nos bares.

Outras atrações que fervem a cidade são o Réveillon e o Carnaval. No final do ano, a praça Tiradentes, onde sempre acontecem feiras e eventos culturais, torna-se palco para shows de várias bandas. Também rola por lá uma animada contagem regressiva.

Para quem quiser curtir o Carnaval em clima tradicional, a dica é a festa dos blocos que tomam conta das ladeiras de Ouro Preto. Quem quiser passar o feriado por lá já deve ir se programando porque a cidade lota nesse período.

Ouro

Famosa pela riqueza que abriga, a igreja matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das mais visitadas de Ouro Preto. Estima-se que a construção tenha sido iniciada nos primeiros anos do século 18, e as obras foram concluídas em 1733.

Na época, a exploração mineral estava em alta, e a igreja foi presenteada com revestimento de metais ricos. Em seu interior, tudo o que brilha é ouro de verdade.

Ao todo, são cerca de 400 quilos de ouro e de prata que fazem o altar, as laterais internas da igreja e mais de 400 anjos brilharem. Ainda dentro da igreja, o turista vai encontrar o museu de Arte Sacra e o museu da Prataria, que reúne peças de arte religiosa.

A igreja fica na praça Monsenhor Castilho Barbosa. O ingresso custa R$ 4 e também dá direito a visitar os museus.

Por Paula Thomaz - Agora
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.