NOTÍCIA ANTERIOR
Murciélago LP-670-4 SuperVeloce chega ao Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Porsche prepara quatro lançamentos para o Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2010 | Veículos
Entenda como será feito o controle de poluição dos veículos em todo país
O agendamento da inspeção veicular na cidade de São Paulo teve início na última segunda-feira (4), mas muitos motoristas ainda têm dúvidas de como o processo será realizado em todo país. Segundo a Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde novembro de 2009, todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal são obrigados a criar um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) – um projeto elaborado pelos órgãos ambientais de cada estado para levantar áreas críticas, frota alvo e soluções para melhorar a qualidade do ar.

A criação do plano também é obrigatória para os municípios com mais de 3 milhões de veículos, no entanto, apenas São Paulo possui frota superior a esse volume, já que a cidade tem 6,1 milhões de unidades em circulação, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas a capital paulista, assim como a cidade do Rio de Janeiro já adotaram o programa baseados em uma regulamentação que existe há 13 anos e permite a instalação desse tipo de controle.

“A resolução do Conama obriga todos os estados a criar o PCPV para definir as áreas onde a qualidade do ar está comprometida e, se a frota de veículos for a principal responsável pela emissão de poluentes, sugerir medidas para controle da poluição”, esclarece o coordenador geral de políticas de qualidade do ar da secretária de Mudanças Climáticas, Rudolf Noronha. “O PCPV garante que o programa seja aplicado somente nas áreas onde ele é realmente necessário. Se o órgão ambiental chegar à conclusão de que em sua região não há necessidade de criar mecanismos antipoluição, o estado não é obrigado a tomar alguma medida.”

O PCPV será aprovado pelo próprio estado e não necessariamente irá sugerir a adoção da inspeção veicular. “A resolução determina que os estados criem medidas para reduzir os poluentes, mas não determina que ela seja a inspeção veicular. Pode-se, por exemplo, optar apenas pela restrição de circulação de veículos, como o rodízio de carros, que já existe na cidade de São Paulo”, diz Noronha. “O governo do estado tem a autonomia de propor as soluções que ele quiser.”

Pela norma, os estados terão um ano, a contar da data da publicação da Resolução, para apresentar o PCPV e mais 18 meses para iniciar o programa nas cidades selecionadas. Ou seja, os municípios que passarão a ter algum mecanismo de controle de poluição serão estipulados até novembro de 2010 e a vistoria só deve começar a vigorar em 2012. “O Ministério do Meio Ambiente queria um prazo mais restrito, mas os estados reclamaram que era uma operação muito complexa e chegaram a um consenso de data para o plano”, afirma Noronha. “Esse prazo é realista e está bastante confortável para que o programa seja bem aplicado.”

O Governo do Estado de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 1187/2009 que propõe o instauração do Programa Ambiental de Inspeção e Manutenção de Veículos em todos os municípios, com o objetivo de evitar evasões de veículos que deveriam passar pela inspeção e melhorar a qualidade do ar em todo o estado.

De acordo com o gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade Companhia de Tecnologia de Saneamento (Cetesb), Carlos Lacava, caso o projeto seja aprovado, qualquer município, independentemente da frota, terá autonomia para adotar a inspeção. “Essa nova lei introduz a possibilidade dos municípios que não são prioridades do estado, ou seja, com menos de 3 milhões de veículos em circulação, de adotarem a inspeção veicular.”

De acordo com Lacava, o Grande ABC paulista já criou um grupo técnico e o estado de São Paulo está ajudando a elaborar o PCPV para a região. O interesse do ABC é confirmado pela Controlar, empresa responsável pela realização da inspeção veicular ambiental obrigatória em São Paulo. De acordo com o diretor executivo da empresa, Eduardo Rosin, representantes das prefeituras de Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires já visitaram a Controlar, com interesse no programa.

“Embora o edital para os outros municípios ainda não esteja definido, não deve fugir muito do modelo aplicado pela prefeitura de São Paulo. O que pode mudar é a frota-alvo, por exemplo, que inicialmente em São Paulo era apenas os veículos pesados, depois passou a ser os modelos fabricados após 2003 e agora atinge toda a frota da capital", afirma Lacava.

O texto foi distribuído para a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Comissão de Finanças e Orçamento. “Já recebemos algumas emendas de parlamentares e temos a expectativa que esse projeto seja votado até março ou abril deste ano.”

Por Milene Rios - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.