NOTÍCIA ANTERIOR
Governo de SP abre 817 bolsas para estudantes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições do Enem terminam hoje à meia-noite
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2011 | Educação
Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV
Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a Legião da Boa Vontade realizará seu 10º Congresso Internacional de Educação. Sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o evento ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP). O encontro, que reúne pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia,gestores de instituições escolares eprofissionais deáreas afins, objetiva fomentar a discussão sobre a importância de se agregarem valores à formação intelectual do discente, visando um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, essenciais para a promoção da Cultura de Paz.

Palestrarãono congressoIçami Tiba, psiquiatra, consultor de famíliae escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Neide de Aquino Noffs, doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Jairo de Paula, mestre em Educação, pós-graduado em marketing empresarial,especialista em artes cênicas e musicoterapia; Silvana Pepe, licenciada em Letras, pedagoga nas áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, consultora educacional e assessora pedagógica; Sueli Ramalho Segala, graduada em Letras, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e graduanda em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras); Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional; eSuelí Periotto, pedagoga e mestranda em “Educação: Currículo”, supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

A programação ainda abrange 14 oficinas pedagógicas: “Apresentar valores versuseducar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.

As inscrições para o congresso podem ser feitas no hotsitewww.boavontade.com/congressodeeducacao ou pelos tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590.

Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto
Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas sociaisda Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizadoa partir dos 11 anos. Essa proposta pedagógica, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos são continuamente incentivados à pesquisa. Outro diferencial desse método é a vivência dosvalores éticos, ecumênicos e espirituais,que é estendida às comunidades em queos alunos estão inseridos. Vale ressaltar que as unidades escolares da Instituição, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram as boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos estudantes.

Por Luiz Antonio Barcelos da Silva - LBV
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6199 dias no ar.