NOTÍCIA ANTERIOR
CNJ aprova resolução que limita a R$ 614 diárias de juízes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lula diz que campanha do PPS é ''insana e mentirosa''
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2009 | Política
Encontro discute bilhete único e drenagem na região
A preocupação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), em resolver os problemas comuns das 39 cidades da Região Metropolitana levou o secretário paulistano de articulação, Jorge Tadeu Mudalen, a se reunir ontem com o chefe do Executivo de São Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal, José Auricchio Júnior (PTB).

O encontro teve como temas principais a integração do bilhete único entre os municípios e drenagem. "Hoje, 45% da população brasileira vive em aglomerados urbanos. Em São Paulo, são 20 milhões de habitantes. Temos de pensar nessa mancha como um todo, não cada município fazendo ações isoladas", observou Mudalen.

Antes de aprofundar a explanação acerca dos projetos, o secretário criticou a forma passiva como o governo federal trata a Constituição. "A Carta de 1988 determina que a União também contribua com as Regiões Metropolitanas, que no Brasil são 26. Mas isso não acontece na prática."

Segundo informações de bastidores, em maio, uma comissão do governo federal estará reunida com representantes da Região Metropolitana de São Paulo para tratar da criação de um fundo para investimentos em áreas predominantemente urbanas.

Sobre a integração no Transporte, Mudalen ressaltou que a Capital estará com o projeto de conexão entre ônibus, metrô e trem por meio do bilhete único formatado no segundo semestre. "A partir da implementação desse processo, vai depender das cidades aderirem ao sistema", afirmou o secretário, ao frisar que haverá necessidade de as prefeituras da região subsidiarem as passagens.

"Cada município tem de ter sua agenda. A previsão é que em São Caetano tenhamos os equipamentos para receber o bilhete único em agosto", discorreu Auricchio. Como as cidades possuem leis de gratuidade específica (para idosos, estudantes, deficientes etc), a integração deverá ser feita de uma forma que a leitura dessas diferenciações seja garantida.

Acerca do combate às enchentes, Mudalen enfatizou que o prefeito Kassab determinou a realização de estudos para iniciar a desafetação da área sob responsabilidade do Executivo paulistano para receber o piscinão na confluência do Córrego Jaboticabal, Ribeirão dos Couros e do Córrego dos Meninos. "Queremos avançar mais e mais rapidamente", corroborou o secretário, que após a reunião no Palácio da Cerâmica, em São Caetano, visitou o prefeito da vizinha Santo André, Aidan Ravin (PTB).

Jorge Tadeu Mudalen volta ao Grande ABC dia 1º de junho para participar de plenária com os sete prefeitos da região, no Consórcio Intermunicipal.

Por Beto Silva - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.