NOTÍCIA ANTERIOR
Metroviários adiam para dia 24 paralisação que haveria nesta quinta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Consumidor desanimado esfria Natal
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/10/2012 | Economia
Encontro debate lei do cooperativismo para empreendedores
Encontro debate lei do cooperativismo para empreendedores Marcelo Mauad, da Unisol, foi o palestrante na CTR São Bernardo. Foto: Valmir Franzoi/Divulgação
Marcelo Mauad, da Unisol, foi o palestrante na CTR São Bernardo. Foto: Valmir Franzoi/Divulgação
Realizado na CTR São Bernardo, evento mostrou avanço e importância da nova lei para o setor

Integrantes de grupos de economia solidária e técnicos da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Prefeitura de São Bernardo participaram nesta terça-feira (02/10) de palestra sobre as mudanças na legislação sobre Cooperativismo de Trabalho. Ministrada pelo professor Marcelo Mauad, assessor jurídico da Unisol Brasil, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, a palestra reuniu cerca de 20 pessoas. Os empreendedores também participaram da reunião mensal do Fórum Municipal de Economia Solidária na Central de Trabalho e Renda.

De acordo com Mauad, a Lei 12.690, aprovada em julho deste ano pela Presidência da República, representa um importante avanço para o setor. A nova legislação dispõe sobre a organização e o funcionamento das cooperativas de trabalho, e institui o Pronacoop (Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho).

“Por meio do Pronbacoop, os empreendedores da economia solidária terão inclusive acesso mais facilitado às linhas de crédito e condições especiais de pagamento de taxas. Além disso, a nova legislação estabelece diretrizes que irão facilitar a vida desses grupos, tais como simplificação de procedimentos para abertura e funcionamento de cooperativas de trabalho, bem como a garantia de alguns direitos trabalhistas”, afirmou.

Consultoria - São Bernardo reúne aproximadamente 15 empreendimentos solidários que contam com consultoria técnica da incubadora, lançada em março deste ano pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Metodista. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Granbery com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com duração de 24 meses, a finalidade é estimular e assessorar no mínimo 20 empreendimentos solidários. Além da consultoria, os grupos participam de seminários e contam com materiais didático-pedagógicos e oficinas. Atualmente, a Prefeitura apoia em torno de 200 empreendedores do setor, entre artesanato, alimentação, costura, hortas urbanas, reciclagem e empresas recuperadas, entre outros.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.