NOTÍCIA ANTERIOR
Inclusão digital para crianças e adolescentes abre portas para novos projetos de vida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeito afirma ser importante resgatar história de luta contra a ditadura
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2010 | Cidade
Encerrando atividades em 2010, Programa de Tuberculose busca descentralização em 2011
A Secretaria de Saúde de Mauá fez o encerramento das atividades do Grupo Técnico do Ambulatório de Tuberculose e Hanseníase para o ano de 2010, com a participação de pacientes, coordenadores de unidades básicas e demais profissionais de saúde. Durante o ano, 99 pessoas foram tratadas na cidade, sendo que, em 2009, este número foi de 114.

Em 2010, o Programa Municipal de Tuberculose realizou capacitações para os profissionais da rede para que, no ano que vem, a Secretaria possa atingir o objetivo de descentralizar o tratamento da doença para as unidades de Saúde do município. Já está programada a grade de cursos de capacitação de médicos e multiplicadores sobre a tuberculose. Os pacientes poderão fazer o tratamento e tomar os medicamentos acompanhados da equipe que já é conhecida, por trabalhar no posto próximo de sua residência.

As pessoas examinadas na rede municipal de Saúde de Mauá que apresentaram tosse por mais de duas semanas seguidas, responderam um questionário. Eles detalharam sobre as características da tosse, com coleta de escarro e realização de baciloscopia, exame que identifica a contaminação dos pulmões pelo bacilo de Koch, responsável pela tuberculose. Com isso a pessoa passa a transmitir a doença para quem estiver próximo.

A cada ano, o índice de cura de pacientes com tuberculose tem sido maior em Mauá. Em 2002, cerca de 77% dos portadores de tuberculose alcançavam êxito ao final do tratamento. Em 2009, o índice foi de 86% de cura. Este número não é maior porque alguns pacientes abandonam o tratamento.

Os funcionários da Secretaria de Saúde vão à casa dos pacientes a cada semana para realizar o tratamento supervisionado, que disciplina o uso da medicação e destaca a importância da continuidade do acompanhamento médico. A transmissão da doença é bloqueada já nos primeiros dias de medicação. Em média, são necessários seis meses para alcançar a cura. Projeto-piloto

Em maio, o trabalho de Mauá nesta área foi contemplado, em âmbito estadual, na premiação da Campanha por Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, realizada pela Secretaria Estadual nos serviços de saúde e sistema prisional.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.