NOTÍCIA ANTERIOR
MEC: novo Enem ocorrerá na 1ª quinzena de dezembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Procuradoria cobra Unifesp por desperdício com aluguéis
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2010 | Educação
Enade acontece neste domingo para mais de 650 mil inscritos
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), voltado para universitários, vai ser realizado no início na tarde deste domingo (21), às 13h. O Inep instituto ligado ao MEC (Ministério da Educação) que é responsável pelo exame, recomenda aos alunos chegarem com 45 minutos de antecedência.

O MEC espera que os mais de 650 mil inscritos compareçam ao exame. Os locais de prova podem ser consultados aqui.

Realizado para avaliar o ensino superior brasileiro, o Enade é um exame obrigatório para alunos de universidades federais e particulares; as estaduais têm autonomia para decidir se aderem ou não.

A participação do aluno fica registrada em seu currículo acadêmico. Caso não participe, o estudante não pode colar grau e fica impedido de receber o diploma universitário.

As instituições de ensino são responsáveis pelas inscrições dos candidatos no exame. Alunos do primeiro e do último ano de determinados cursos são avaliados em cada edição. As carreiras cujos alunos têm que fazer a prova são decididas a cada três anos e assim, caso falte, o estudante deverá esperar a próxima avaliação para poder fazê-la novamente.

Os cursos de graduação que estão escalados para fazer o Enade em 2010 são: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Além desses, estudantes dos cursos técnicos de agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Estudantes que tenham trancado a faculdade, mas estejam ligados ainda à universidade, devem fazer o Enade normalmente. Os que estavam afastados por algum motivo e voltaram para fazer monografia final de curso também devem ser inscritos obrigatoriamente na prova. Estão dispensados os alunos que colaram grau até o dia 31 de agosto de 2010 ou se foram estudar em universidade fora do país que sejam conveniadas com as faculdades brasileiras de origem.

Em São Paulo, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) irão participar do Enade.

Como é a prova

O exame possui 40 questões objetivas e discursivas, do tipo que exigem resposta por escrito. Dez delas são de formação geral, comuns para todos os candidatos; outras 30 são de conhecimentos específicos da carreira do aluno. O exame é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso.

Apesar de ser obrigatório, não é preciso acertar nenhuma questão no Enade para poder retirar o diploma. Além dos habilitados para esta edição da prova, mais de 227 mil estudantes em situação irregular deverão fazer o exame neste ano, se quiserem retirar o diploma da universidade.

A prova será aplicada em mais de 1.300 municípios. Candidatos que não comparecerem ao Enade poderão verificar como proceder em relação à prova no site do Inep, além de consultar uma lista para saber se seu nome consta entre os irregulares, a partir do dia 7 de dezembro.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.