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DATA DA PUBLICAÇÃO 21/04/2009 | Economia
Empresas investem em TV corporativa
O circuito interno de televisão é a nova arma para grandes varejistas alavancarem suas vendas. No Grande ABC, a Padaria Brasileira instalou, no fim de dezembro, cinco aparelhos de TV em uma de suas unidades na região para chamar a atenção para os produtos à disposição das dezenas de consumidores que passam pelo local diariamente.

Foram investidos R$ 30 mil nos aparelhos e na programação. ''O objetivo é divulgar os produtos da rede, principalmente aqueles voltados para festas, como bolos e tortas'', destacou Rosana Souza, gerente de marketing da Padaria Brasileira.

Entretanto, a gerente afirmou que ainda não foi possível detectar retorno da estratégia e, a título de experiência, as televisões permanecerão na unidade por mais três meses. ''Ainda estamos compondo as imagens e testando de que maneira elas chamam mais atenção'', explicou. Dando certo, a estratégia será ampliada às outras três unidades da empresa.

O aposentado Pedro Reketis estava na loja quando a imagem de uma torta de maracujá chamou sua atenção. Embora não tenha comprado já que pretendia apenas buscar pães, ele sentiu vontade de comer o doce que passava na TV.

Para o militar Diogo José da Silva, a estratégia de marketing é interessante, pois chama a atenção de quem está na fila aguardando para ser atendido. Já para Giselen Araújo, também militar, ''imagens impressas me chamam mais a atenção, honestamente, eu nem me atento ao que está passando na televisão'', confessou o militar.

Redução de custos
Também em Santo André, a Léo Madeiras aposta na mesma ferramenta de marketing. ''Mais do que o aumento das vendas, o mais importante é poder unificar a linguagem da empresa em todo o País, podendo realizar treinamentos à distância e transmitindo as mesmas informações a todos, ao mesmo tempo'', defendeu Fernanda Canal, gerente de marketing da empresa.

Desde 2005, a companhia investe na linguagem audiovisual. ''Acreditamos que ele seja mais eficiente'', pontuou Fernanda. ''Como nosso segmento é muito específico, destinado a um público de marcenaria, essa ferramenta surte mais efeito do que o material escrito''.

A Léo Madeiras começou com um programa de televisão de 30 minutos, transmitido pela Rede TV! e, posteriormente, pela Rede Vida. Porém, resolveu que o investimento de R$ 1,5 milhão despendido na produção da ferramenta de marketing seria mais interessante direcionado ao conteúdo corporativo transmitido nas lojas.

Das 8h às 18h é passado o chamado conteúdo de finalização com ofertas, promoções, dicas e informações. ''Praticamente não tem som. É como um banner eletrônico''. Durante os testes, definiu Fernanda, colocaram em evidência uma serra, cuja venda de uma semana para outra triplicou.

Como o projeto-piloto iniciou em 2008, com oito lojas, as demais 37 espalhadas pelo País começaram a usufruir da ferramenta apenas em fevereiro deste ano. O orçamento de 2009 é de R$ 1,6 milhão, pois inclui o investimento físico das televisões, cabos e instalação. Para 2010, esse valor cai para R$ 1,4 milhão.

Na região existem três lojas, e o investimento mínimo por unidade é de R$ 3.000 - contando apenas o custo dos equipamentos. ''Com a ferramenta, deixamos de ter material de divulgação. Com isso, para o ano que vem é possível estimar uma economia entre R$ 200 mil e R$ 300 mil'', finalizou Fernanda.

Por Soraia Abreu Pedrozo - Diário do Grande ABC
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