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DATA DA PUBLICAÇÃO 15/09/2011 | Cidade
Empresas estrangeiras poderão participar de licitação para trecho norte do rodoanel
A licitação pública da construção do trecho norte do Rodoanel Mário Covas foi aberta para empresas estrangeiras, segundo edital de pré-qualificação publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA) informou que é a primeira vez que uma licitação das obras do anel viário tem essa abertura. A concorrência seguirá as regras do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento), um dos financiadores do empreendimento.

As empresas nacionais e as estrangeiras terão prazo de 90 dias para apresentar as solicitações de pré-qualificação. Poderão participar, empresas sediadas em países membros do BID, ou seja, de 27 países mutuários da América Latina e Caribe, e de 22 países não mutuários localizados em outros continentes, como Europa e Ásia.

Segundo o edital de pré-qualificação, as obras serão divididas em seis lotes, com previsão de conclusão de todo o rodoanel em novembro de 2014. As obras de implantação têm custo estimado em R$ 4,89 bilhões. O valor total do empreendimento Rodoanel Norte, que inclui projeto, desapropriações, reassentamentos, compensações ambientais e outras despesas, receberá investimentos estimados em R$ 6,51 bilhões. Na prática, o empreendimento começou em 2009, com a contratação do projeto e estudos de impacto ambiental.

Os recursos para os investimentos de implantação vêm de três origens distintas: R$ 1,72 bilhão serão provenientes do Governo Federal; R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Governo do Estado e R$ 2 bilhões, de um empréstimo contraído pelo governo paulista junto ao BID.

O trecho Norte do Rodoanel terá 43,86 km de extensão. Ele ligará os trechos Oeste do Rodoanel, a partir da avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), ao trecho Leste, na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho Norte também prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), mais 3,6 km de pista de acesso ao Aeroporto Internacional Franco Montoro, em Guarulhos.

Ao todo, a obra atravessará 19 municípios. No Oeste, São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba; no Sul, Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá; no Leste, Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. E, no Norte, São Paulo, Guarulhos e Arujá.

Por R7
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