NOTÍCIA ANTERIOR
Palestra para empresas e profissionais de RH em Ribeirão Pires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo libera R$ 15 milhões para a construção de 5 Caps em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2013 | Cidade
Empresas de confecção buscam parceria com CPTR de Mauá
Empresas do Grande ABC reuniram-se nesta terça-feira (7/5) com a equipe do Centro Público de Trabalho e Renda para propor ações de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra.

No encontro, as equipes somaram ideias para ampliar a oferta de cursos e vagas de emprego no setor.

Segundo a analista do Sebrae, Aieska Marinho Lacerda Silva, a indústria de confecções é forte na região do ABC, mas precisa transformar as costureiras em operadores de máquina têxtil. “A indústria precisa mudar alguns conceitos, perder essa imagem que confecção é só para mulheres e transformar as costureiras e costureiros em operadores de maquina têxtil por meio da qualificação”, pontuou. “A indústria da confecção não se resume à costura, e a qualificação vai capacitar o trabalhador para atuar em qualquer área do setor”, concluiu.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, concordou que o setor carece de qualificação adequada e acrescentou que a cidade de Mauá está de olho nessa indústria e pretende mobilizar o programa Qualifica Mauá para oferecer cursos em parceria com instituições e empresas. “Vamos agendar uma reunião com o Senai para verificar a possibilidade de contemplar a demanda à algum curso e verificar também a nossa disponibilidade para oferecer essa capacitação aos trabalhadores da nossa cidade”, afirmou.

Para a empreendedora Claudia de Araújo, a principal demanda do mercado é por profissionais capacitados para ocupações como costureiros, encarregados e controle de qualidade. “Queremos contratar, mas há dificuldade de encontrar profissionais capacitados”, apontou. “Esperamos que essa parceria [com o CPTR] prepare os trabalhadores para esse bom momento do setor de confecções”, finalizou.

Segundo o empreendedor Luiz Antonio de Almeida, o grupo de 14 empresas do Grande ABC se uniu há oito meses para formar o coletivo Vestindo e Investindo Confecções (VIC), com objetivo de buscar a capacitação de profissionais do setor. “Em muitos casos, as empresas contratam funcionários sem qualificação e a própria empresa dá um treinamento. Quando esse trabalhador troca de emprego, continua sem qualificação”, considerou. “Nosso grupo quer que os trabalhadores recebam uma qualificação completa e adequada para que possamos contratá-los em qualquer área da confecção”, explicou.

O Centro Público de Trabalho e Renda possui vagas de emprego e cursos para o setor de confecções. Os interessados podem comparecer à Rua Manoel Pedro Junior, 45, Vila Bocaina. Ou entrar em contato por meio do telefone 4514-6141 ou 4514-6024. O atendimento é realizado de segunda à sexta, das 7h às 16h.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.