NOTÍCIA ANTERIOR
Indústria de móveis espera medidas do governo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metalúrgicos vão parar Anchieta contra cobrança de imposto na PLR
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/03/2012 | Economia
Empresas da Região contrataram 31.092 trabalhadores em fevereiro
Empresas da Região contrataram 31.092 trabalhadores em fevereiro  Comércio teve mais de 600 contratações em fevereiro. Foto: Amanda Perobelli
Comércio teve mais de 600 contratações em fevereiro. Foto: Amanda Perobelli
Setor de serviços foi o que teve o maior volume de contratações, conforme dados do Caged

As empresas da Região fecharam o mês de fevereiro com um saldo positivo de 1.704 postos de trabalho. O total de vagas é referente ao número de admitidos e demitidos, conforme os dados do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), divulgados nesta sexta-feira (16/03).

No período, as empresas do ABCD contrataram 31.092 trabalhadores e demitiram 29.391. O setor da indústria de transformação foi o que mais demitiu perdendo 1.294. Neste setor, apenas Santo André e São Caetano não registraram demissões.

Já o setor serviços foi o que apresentou o melhor balanço positivo com alto número de contratações e apesar dos desligamentos ficou com 1.895 empregos formais. O setor de comércio fechou com saldo de 634 postos a mais.

Santo André , São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires fecharam o mês com saldo positivo. Os demais municípios demonstraram dados negativos, puxados pelas demissões da indústria de transformação e da construção civil.

Para o economista Sandro Maskio, os dados gerais foram positivos com destaque maior para o setor de serviços em Santo André, que teve o maior volume de contratações da Região, 831 empregos com carteira assinada. “ Este é um dado pontual, e que é necessário prestar atenção nos próximos meses. O setor de serviços se sobressaiu no geral na Região, isso demonstra uma reorganização local, pois já é uma área em ascensão”.

Maskio afirmou que os dados da indústria não são preocupantes já que o segmento tem a característica de reorganizar a produção no primeiro trimestre do ano. “Os dados já revelam um certo desaquecimento da indústria no geral em todo o País. Mas, isso não é alarmante já que o setor tem essa característica de se reorganizar e por conta do cenário internacional que começa a refletir no país. Porém, o governo já está adotando medidas para aquecer o mercado interno. E por isso que o dado geral da Região é bom. Apesar de criar menos empregos do que o mesmo período de 2011, o saldo final ficou positivo”.

Saldo negativo

Em janeiro de 2012, as empresas da Região fecharam 1.342 postos de trabalho. O saldo negativo de vagas foi o resultado de 29.300 contratados e 30.642 desligados no mês. O setor do comércio foi o que alavancou as demissões com menos 843 postos de trabalho, somente em Ribeirão Pires, o ramo de atividade apresentou saldo positivo. A área de serviços que possui características semelhantes às do comércio registrou demissões apenas em São Bernardo. Já a indústria contabilizou demissões em São Bernardo, Mauá e Rio Grande da Serra.

No País
O Brasil criou em fevereiro 150,6 mil empregos formais, conforme dados do Caged. Se, por um lado, o número supera o resultado de janeiro, quando foram criados 118,9 mil empregos, por outro representa menos da metade dos empregos criados no mesmo mês de 2011 (347 mil).

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.