NOTÍCIA ANTERIOR
Superintendente da Santa Casa de Mauá oficializa casamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sábado foi dia de debater melhorias em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2015 | Cidade
Empresas criam Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC
Empresas criam Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC Lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira com a presença de empresários e autoridades do ABC. Crédito: Alex Faria
Lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira com a presença de empresários e autoridades do ABC. Crédito: Alex Faria
Lançada hoje em Mauá (SP), entidade estimulará o desenvolvimento socioeconômico da região

Garantir o desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC integrando indústria, poder público e comunidade. Esse é o objetivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – COFIP, lançado hoje (25), em Mauá.

Resultado da mobilização de nove empresas do polo, cujo faturamento foi de R$ 8,6 bilhões no último ano*, a entidade tem a função de promover a competitividade da cadeia produtiva local, priorizando saúde, segurança e meio ambiente. O evento de lançamento ocorreu no Diamond Plaza Hotel, em Mauá, e contou com a presença de autoridades políticas, representantes das empresas e organizações.

“O COFIP tem um apelo que vai além do âmbito industrial. A entidade será uma importante instituição de estímulo ao desenvolvimento socioambiental, pois representará as associadas perante o governo nas questões relacionadas à segurança pública, transporte, vias de acesso e infraestrutura. Além disso, atuará como um canal de aproximação entre empresas e comunidade local, valorizando a transparência e trabalhando para o desenvolvimento sustentável do polo do Grande ABC”, afirma Antonio Emilio Meireles, presidente do COFIP ABC.

Uma importante atuação do COFIP será no apoio aos programas para situações de emergência como o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) e Plano de Contingência do Polo (PCP). As ações envolvem a segurança da região, por meio do cumprimento de normas e procedimentos para a evasão de pessoas do interior das fábricas, além de simulados com a comunidade do entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC, com participação também de Defesa Civil, Núcleo de Defesa Comunitária (NUDEC), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, dentre outros parceiros.

Com a formação do grupo será possível aprimorar ainda a gestão administrativa, integração de serviços, ganhos de eficiência e redução de custos operacionais de todas as empresas participantes. Estados como Rio Grande do Sul e Bahia já contam com comitês industriais locais e servirão como exemplos na troca de boas práticas, visando o progresso na nova associação.

“Toda e qualquer companhia localizada no polo poderá associar-se à entidade, por isso nossa expectativa é que cada vez mais companhias participem da iniciativa. A prioridade é iniciar um trabalho de consolidação entre as empresas, unindo forças e criando condições para que a região volte a impulsionar o setor industrial, a fim de retomar o crescimento vigoroso que sempre a caracterizou e contribuiu para que o Grande ABC represente o 4º PIB do Brasil”, reforça Francisco Sérgio Ruiz, gerente executivo do Comitê.

As primeiras associadas do COFIP são Air Liquide, Aquapolo, Bandeirante Brazmo, Braskem, Cabot, Chevron Oronite Brasil, quantiQ, Oxiteno e Vitopel.
*Fonte: Consultoria MaxiQuim

POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

COFIP ABC
O COFIP ABC - Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC - é uma entidade criada em 2015, com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, promovendo ações positivas e obtendo sinergias por meio de Grupos Técnicos. O COFIP busca ainda fomentar a competitividade, se articulando com os públicos estratégicos e promovendo melhorias para a região. Acesse www.cofipabc.com.br

Por CDN - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.