NOTÍCIA ANTERIOR
Centros Públicos da Região oferecem 1.597 vagas de emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
McDonald’s oferece 565 vagas para trabalho noturno na Grande São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/04/2013 | Economia
Empresários assinam adesão ao projeto de fortalecimento da cadeia de autopeças
Empresários assinam adesão ao projeto de fortalecimento da cadeia de autopeças Otávio Silva Camargo, diretor da ABDI ao lado do prefeito e presidente do consórcio, Luiz Marinho, em evento na noite de quinta-feira: Região tem potencial. Foto: Rodrigo Pinto
Otávio Silva Camargo, diretor da ABDI ao lado do prefeito e presidente do consórcio, Luiz Marinho, em evento na noite de quinta-feira: Região tem potencial. Foto: Rodrigo Pinto
Objetivo do Focem Auto é tornar as empresas mais competivivas ao final do projeto

Os representantes das 25 empresas selecionadas para o Focem Auto (Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva) no âmbito do Mercosul - assinaram o termo de adesão e participaram da primeira atividade coletiva do grupo. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (04/04) na sede do Consórcio Intermunicipal.

A meta do Focem Auto é fomentar o processo de integração produtiva da cadeia automotiva do Mercosul, com ênfase no setor de autopeças e na ferramentaria. O projeto será executado através de consultorias individuais e coletivas por duas empresas especializadas. Serão cerca de 100 empresas entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai participantes no projeto. No Brasil serão ao todo 44 empresas, sendo 25 do ABCD, no Estado de São Paulo e19 da Grande Porto Alegre e Região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa é executada pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e cofinanciada pelo Focem (Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul). Em São Paulo, o projeto tem a parceria do Consórcio Intermunicipal e Agência de Desenvolvimento Econômico.

O presidente do consórcio, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho reforçou a importância da participação das empresas da Região. “O governo federal busca fortalecer a indústria nacional. É uma satisfação as empresas do ABCD fazerem parte desta iniciativa. Isso demonstra o compromisso que o empresário da Região tem, o comprometimento e o desejo de receber consultorias e aprimorar a gestão, processos e etc”.

Já o diretor da ABDI, Otávio Silva Camargo, reforçou o diferencial das empresas participantes em âmbito de negócios no Mercosul. “Essa será uma experiência importante para as empresas do País e do Mercosul. Elas terão a possibilidade de ter uma inserção produtivo mais sólida, ganhar mercado, novos clientes, exportar, e melhorar gestão e processos”.

Empresas da Região - Muitas empresas contempladas já estão engajadas em outras atividades na Região para o fortalecimento do setor, como o APL ( Arranjo Produtivo Local) de ferramentaria fomentado pela Prefeitura de São Bernardo e Diadema, desde o final de 2011. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, o Focem Auto será mais um instrumento para fortalecer as empresas. “Todas que estão são de excelente qualidade. A excelência do projeto dependerá muito da disponibilidade do empresário em se dedicar às consultorias e eventos, e com certeza os selecionados têm o desejo de participar de todas as etapas. Outro benefício com esse projeto é que outras parcerias com a ABDI poderão vir, já que o diálogo com a Região foi restabelecido", enfatizou o secretário.

Paulo Furlan Braga, um dos coordenadores do APL de Ferramentaria também teve a sua empresa contemplada pelo projeto. A Eliu Indústria Metalúrgica tem 12 anos e conta com 160 funcionários. A expectativa é de que o projeto traga experiências que agreguem ao empresário melhores práticas de gestão e processos para que se tornem mais competitivos. “Estamos ansiosos pelas consultorias e acreditamos que teremos um diferencial de mercado", afirmou o empresário.

Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirmou que a iniciativa releva o potencial das indústrias da Região. “O ABCD é conhecido mundialmente pela capacidade e qualidade das empresas no setor automotivo. Tenho certeza que estas empresas terão no final do convênio alguns resultados fundamentais para se destacar e ampliar o mercado", explicou o dirigente.

Após as assinaturas de adesão ao projeto, os empresários receberam uma breve explicação de como serão realizadas as consultorias com os especialistas que irão atendê-los.

Opinião dos empresários

O empresário Jason de Barros diretor da Jostech, em Diadema, foi um dos selecionados. A empresa tem 20 anos e conta com 60 trabalhadores, a principal expectativa dele em relação ao projeto a sobrevivência da fábrica diante de tantos problemas enfrentados com a importação de peças asiáticas, que os fabricantes de veículos compram a baixo custo. “ Espero com as consultorias esclarecimentos de melhorias de gestão para garantir a sustentação da empresa”.

Para Maurício Tomazetti, diretor da Gaspec, em Santo André, o mercado continuará competitivo, ganhará clientes a empresa que tiver melhor prazo e qualidade. Mas, acredita que as consultorias poderão fazer a diferença principalmente em ferramentas inovadoras. “Sabemos que precisamos realizar os indicativos que os consultores darão para ter sucesso ao final. Não estamos iludidos de que o resultado virá imediatamente. Mas, temos convicção que as empresas participantes vão mergulhar de cabeça no intuito de conseguir ser mais competitiva e inovadora".

A Juliana Guirro Carinci, uma das sócias da Flej ferramentaria, localizada em Mauá, há nove anos, explicou que pretende renovar a postura da empresa no mercado. “Precisamos profissionalizar mais o negócio. Mudar algumas características na área administrativa e de produção. Acredito que as consultorias farão a diferença para a nossa empresa", completou.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.