NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas não se preocupam com TI no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Call centers vão criar 120 mil vagas até o fim do ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/06/2011 | Economia
Empresa lucra com spray colante para defesa pessoal
Uma empresa do interior de São Paulo criou um spray colante para defesa pessoal. O produto garante segurança e deixa o agressor numa situação constrangedora.

O empresário Agnaldo Coutinho comprou a patente do spray e montou uma fábrica para produzi-lo. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões. Ele apostou numa carência de mercado: o uso progressivo da força.

“Os equipamentos que existiam no mercado já começavam com uma escala bem alta. Percebemos que na base precisava de um equipamento eficiente sem ser agressivo”, diz o empresário.

Durante um ano ele fez testes para aperfeiçoar a fórmula, usando uma mistura de resinas e óleos vegetais. O desafio: fazer um spray eficiente sem causar dano. Quando entra em contato com a pele, o spray se torna denso, e começa a grudar. É um efeito progressivo, que vai piorando.

O produto só sai mesmo com um antídoto, produzido pela empresa, à base de óleo vegetal.

O spray é feito nas cores amarela, vermelha, preta. Segundo a engenheira química Etiane Sans, as cores causam impacto psicológico no agressor.

“O amarelo vai identificar o agressor, o vermelho ele dá uma sensação de sangramento, porque a pessoa na hora do impacto ela não sabe distinguir direito o que está acontecendo. E o preto é para cegar mesmo, ele não consegue ver mais nada a partir do preto”, explica.

O produto é embalado em frascos de 40 a 200 gramas, e o preço vai de R$ 36,70 a 170.

O spray é uma arma de defesa: sua função é assustar e paralisar o agressor. Ele é vendido para empresas de segurança e o fato de ser um produto único é um trunfo para ganhar o mercado das prefeituras e estados.

“É dispensado de licitação, garantido por lei, em função de termos a carta de exclusividade. É muito mais rápido o processo de compra, nós podemos atender prontamente os interessados”, diz Coutinho.

Hoje a fábrica de spray produz 3500 frascos por mês. As vendas crescem 50%, e o empresário aposta alto: ele quer chegar a 60 mil unidades mensais até o final do ano, e para isso investe no mercado externo.

“O produto se apresentou como alternativa totalmente inovadora e aprovada pelo mercado nacional. Muitas pessoas já estão comprando o produto. Isso abriu uma porta para o mercado externo muito grande. França, Inglaterra, Israel por mais de uma vez nos procurou, Portugal, América do sul como Chile, Venezuela, são mercados potenciais onde nós estamos em tratativas adiantadas para colocar o produto fora do Brasil, também”, diz Coutinho.

Por G1 - PEGN TV
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.