NOTÍCIA ANTERIOR
Esgoto vaza há seis dias em bairro de São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Recapeamento causa lentidão na Avenida Humberto de Campos
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2012 | Setecidades
Emissão de passaportes na Região chega a 7 mil por mês
Emissão de passaportes na Região chega a 7 mil por mês O jornalista Douglas Matos tirou o passaporte no posto de São Caetano. Foto: Amanda Perobelli
O jornalista Douglas Matos tirou o passaporte no posto de São Caetano. Foto: Amanda Perobelli
Serviço é prestado nos postos da Polícia Federal localizados em São Caetano e Santo André

A Polícia Federal estima que sete mil novos passaportes são emitidos por mês nas unidades localizadas no ABCD. A maior parte dos documentos é expedida no posto de São Caetano, que foi inaugurado em novembro do ano passado e já emite 4,5 mil passaportes por mês. No posto que funciona há mais de 10 anos em Santo André, o número chega a 2,6 mil mensais. Em 2011, mais de 768 mil passaportes foram emitidos em todo o Estado.

Além de atender a demanda da Região, as unidades são utilizadas por moradores de São Paulo. “Muita gente que mora na região da zona Sul tem utilizado o serviço em São Caetano por conta do fácil acesso”, explicou o delegado e chefe do Núcleo de Passaporte da PF, Manoel Moreno Martins.

Para solicitar o documento, é preciso agendar entrevista no site da polícia e pagar taxa de confecção de R$ 156,07. Nas unidades do ABCD, entre 300 e 400 pessoas são atendidas diariamente e, em alguns casos, é possível conseguir agendamento para o dia seguinte. O delegado ressalta que a procura é crescente nos dois meses antes das férias.

“Quando o dólar está barato, a procura é maior, mas sempre tem aumento. Em abril e maio percebemos um crescimento maior de emissão e no fim do ano o movimento é maior em outubro e novembro”. Depois da entrevista na PF, o documento leva, em média, seis dias para ser emitido.

Processo foi fácil, afirma jornalista
O jornalista Douglas Matos, 30 anos, mora em São Bernardo e realizou uma viagem em fevereiro deste ano. Procurou o posto de São Caetano para obter o passaporte em dezembro do ano passado e garante que não teve dificuldade.

“Consegui agendar com muita facilidade, tinha até a possibilidade de agendar de um dia para o outro. Me surpreendi porque tinha várias opções de data e horário. Em outros postos, vi que teria que esperar mais, em alguns quase dois meses”. O jornalista aconselha acessar o site da PF diariamente, já que, em caso de desistência, as vagas são novamente postas à disposição.

O delegado Moreno Martins aconselha aos que não têm o documento a não deixarem a solicitação para a última hora. Já os viajantes que possuem passaporte precisam observar a data de validade, já que países como os Estados Unidos não aceitam a documentação com validade restante menor do que seis meses.
“Se não tem passaporte, é melhor entrar no site, ler as instruções e providenciar o documento. Quem já tiver passaporte, precisa verificar a data de validade. É comum as pessoas não verificarem a data, e quando chegam ao aeroporto não conseguem embarcar”, afirmou Moreno. O passaporte vale por até cinco anos.

Serviço
O posto da Polícia Federal em São Caetano está localizado no Atende Fácil (rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). No local também funciona um Centro de Emissão do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Já o de Santo André atende dentro do Shopping ABC (avenida Pereira Barreto, 42 - Piso Loft). Para solicitar passaporte e entrevista junto à PF, acesse o site http://www.dpf.gov.br/

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.