NOTÍCIA ANTERIOR
Religiosos vencem queda de braço em Plano de Educação de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Operação cata-bagulho chega à região do Jardim Itapark no dia 21/09
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2015 | Cidade
Emenda ao PME vai obrigar pente-fino nas vagas em creche
A Câmara de Mauá deu aval ontem em definitivo o PME (Plano Municipal de Educação), com emenda do vereador Professor Betinho (PSDC), exigindo que a Prefeitura realize todos os anos pente-fino no número de vagas em creche, a fim de controlar o deficit e diminuir a fila de espera. O plano passou por unanimidade em segunda votação, sem menção à palavra “diversidade” e com veto ao debate sobre identidade de gênero nas escolas.

O projeto, agora, segue para sanção do prefeito Donisete Braga (PT). De acordo com o líder do governo no Legislativo, José Luiz Cassimiro (PT), o Executivo não pretende vetar as alterações feitas pelos parlamentares.

O texto enviado por Donisete citava como diretriz do plano à “garantia de princípios que dizem respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental”. A citação à palavra diversidade, porém, gerou insatisfação de grupos religiosos, que alegavam que o termo poderia “abrir brecha” para professores debaterem nas salas de aula sobre diferentes opções sexuais. Integrantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), no entanto, argumentaram que a citação era genérica e que visa a discussão sobre diversidade cultural e racial nas escolas.

TUMULTO
Como na semana passada, a sessão foi tumultuada. De um lado, integrantes de igrejas católicas e evangélicas. Do outro, integrantes de movimentos sociais e LGBT, que criticaram ferrenhamente a postura da bancada do PT em apoiar a alteração do projeto, desrespeitando orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, o líder da legenda defendeu o debate contra a homofobia nas escolas e criticou os parlamentares da legenda que cedem à “pressão conservadora”.

Autor das emendas que retiraram o debate sobre igualdade de gênero, o petista Wagner Rubinelli classificou a fala de Lula como “opinião pessoal” do ex-presidente.

Por Júnior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.