NOTÍCIA ANTERIOR
Mário Covas vira hospital escola e foca em novo perfil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mapa cerebral mostra como imaginação ajuda a produzir orgasmo
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/10/2013 | Saúde e Ciência
Emagrecimento deve ser gradual e constante para que seja mantido
Com força de vontade, algumas pessoas emagrecem até 60 quilos.

É preciso mudar hábitos e rotina para manter o peso após as dietas.


As histórias de muitas pessoas mostram que é possível voltar ao peso ideal. Como todos que vivem lutando contra o ponteiro da balança, eles já haviam tentado emagrecer outras vezes, de várias maneiras.

“Com remédio, sem remédio, sem comer, comendo só sopa, comendo só fruta todas as tentativas”, conta Maria Lúcia Tedesque, orientadora do Vigilantes do Peso.

“Ás vezes falta de disciplina. Ás vezes passava o dia sem comer e a noite comia muito”, revela Pamela Camila Domingues, gerente de tecnologia.

Pâmela conseguiu a disciplina na marra. As duas diminuíram o estômago com cirurgia. Pâmela passou de 102kg para 58kg. “Meu almoço é em um pratinho de sobremesa. Se vou ao quilo, eu fico meio perdida. Vai passando da quantidade que consigo comer”.

A cirurgia é um recurso que vai impedir que o indivíduo coma além do que o corpo precisa. Vai diminuir o espaço do estômago. Assim, cabe menos comida. Mas a cirurgia não é indicada para todo mundo. “A cirurgia tem indicação bem definida que leva em conta principalmente o índice de massa corpórea. O índice de massa é uma fórmula bem simples. Que a gente utiliza dividindo o peso pela altura ao quadrado”, explica Marco Aurelio Santo, diretor da unidade de cirurgia bariátrica do HC de São Paulo.

A Simone pesava 121kg. Depois da cirurgia, passou a comer frutas, verduras, legumes e pegou no pé do filho Gabriel, que estava meio gordinho. Além de mudarem a alimentação, os dois entraram pra academia.

Outro Gabriel não precisou de academia apra malhar. Emagreceu três quilos fazendo exercícios na pracinha perto de casa. Ele percebe na roupa. “Antes algumas eram apertadas. Agora nenhuma”, conta o garoto, de 9 anos.

Para os gêmeos Peterson e Patrick, de 16 anos, de Minas Gerais, o desafio foi proporcional ao peso dos dois. Eles tiveram que resistir aos docinhos e salgados da lanchonete da família e à mãe.

Eles conseguiram resistir às tentações e aos elogios. Patrick pesava 115kg e Peterson pesada 124kg. Hoje eles comem arroz integral, peixe grelhado e salada, enquanto a mãe se esbalda em uma pizza.

Quando perguntamos se é difícil controlar a vontade, o garoto é enfático. “Agora não. No começo eu ficava com muita vontade, mas agora eu acostumei. Olho assim e meu organismo até rejeita”.

O segredo é a força de vontade. É saber que querer não quer dizer poder. Quem faz dieta não passa fome, passa vontade. Por isso é preciso dar um desconto de vez em quando também. “Quando dá vontade eu como, mas só de vez em quando, eu como pouco”, diz o gêmeo.

Todo gordinho sabe que emagrecer é mais fácil do que manter. A resposta mais uma vez está na programação do corpo pra armazenar comida. Quando a gente engorda, produz células de gordura. São elas que ficam irritadas quando a comida diminui.

“Célula de gordura tem memória, células de gordura gostam de comidas boas também. Acostumei com comidas palatáveis. Minha dona me dá doce, chocolate, então estão alegres e felizes. Quando deixa de dar elas ficam bravinhas começam a mandar ordem pro cérebro para comer aquilo que elas gostam”, explica Lian Tock, endocrinologista.

Para manter o peso não basta emagrecer. “É mudança, principalmente de estilo de vida. Tenho que perceber que, para emagrecer e manter meu peso baixo, preciso mudar meu estilo de vida, ter vida mais ativa, fazer escolha adequada, comer de forma mais saudável. Não tem nada que seja proibido. O que tenho que fazer é comer menos do que gosto muito”, diz Maria Lúcia Tedesque, orientadora.

O engenheiro Anderson Delfini frequenta reuniões de orientação aos gordinhos e já percebeu isso. “Reeducação alimentar é um programa que segue seu objetivo. Comida não é recompensa, não é para tirar seu stress, não é para comemorar felicidade. Comida é só para te alimentar”.

Emagrecer não é impossível. Pâmela, Simone, Anderson, Patrick e Peterson são um estímulo para parar de adiar o começo de uma mudança total.

Por G1 - Jornal Hoje
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.