NOTÍCIA ANTERIOR
Começou o Planejamento Plurianual de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
IPTU mais caro gera discussão na Câmara
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2013 | Cidade
Em vez de reajuste salarial, Paço de Mauá dá bônus a médicos
Em vez de aumento salarial, os 168 médicos concursados da Prefeitura de Mauá ganharão bonificação. Assim determina o projeto de lei aprovado ontem em primeira discussão pelos vereadores, após acordo celebrado entre o prefeito Donisete Braga (PT) e o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) do município há 15 dias. Embora tenha sido avalizado por unanimidade, o texto sofreu críticas dos parlamentares e deve passar por modificações na próxima semana.

De acordo com o projeto, os profissionais estatutários da Saúde passarão a ganhar gratificações entre R$ 45 a R$ 83,91 por hora trabalhada, cuja variação ocorre pela especialização médica e equipamento público. Esse cenário pegou de surpresa vereadores, uma vez que tanto Donisete como a secretária de Saúde, Lumena Furtado, falavam de reajuste salarial em vez de bonificação.

Para o presidente do Sindserv mauaense, Jesomar Alves Lobo, o acordo ocorreu após três reuniões da categoria com o governo municipal. O último encontro foi há duas semanas, em conversação de aproximadamente cinco horas entre Donisete e representantes de diferentes especialidades médicas. A proposta de gratificação saiu do Paço, pois a padronização regional dos salários dos médicos prossegue no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Mesmo com aval com a entidade sindical, Jesomar alerta para o artigo 11 do projeto, o qual revoga a bonificação em caso de falta médica. “O prefeito achou uma aberração esse item, pois uma pessoa doente pode perder a gratificação”, disse.

Os dois principais críticos do trabalho de Lumena frente à Pasta não deixaram de fazer suas observações na tribuna. Sandra Vieira (PMDB) considerou a propositura “razoável”, alertou para o artigo 11 e reclamou do atraso da matéria. Por sua vez, Manoel Lopes (DEM) se mostrou surpreso com o projeto. “Em nenhum momento foi dito que seria dada bonificação. Isso não é salário”, atestou o democrata.

O secreário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), disse que as gratificações praticamente colocam os ganhos dos profissionais concursados do Paço em pé de igualdade com os 95 médicos da Fundação ABC. Sobre o artigo 11, o petista prometeu avaliar o caso. “Vamos checar o artigo, pois há desconforto. Podemos retirar.”

Rômulo projeta que chegado a um consenso no Consórcio, um novo projeto salarial será entregue ao Parlamento.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.