DATA DA PUBLICAÇÃO 30/05/2016 | Veículos
Em oito meses, Detran-PE não teve pedido de carteira para cinquentinhas
Embora seja mais barata, nenhum condutor fez a solicitação de ACC.
A partir de 1º de junho, só pilotos habilitados poderão usar essas motos.
A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), só poderão circular pelas ruas e estradas de Pernambuco com motos do tipo cinquentinha os condutores devidamente habilitados. Às vésperas de entrada em vigor da norma, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) revela um fato inusitado.
Há oito meses, o órgão dá aos pilotos a possibilidade de solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). E, embora seja bem mais barata e mais fácil de tirar, essa espécie de carteira de motorista especial está encalhada. Nesse período, ninguém pediu o documento ao órgão de trânsito estadual. E a única pessoa que tentou obter a licença acabou reprovada.
Até 31 de março deste ano, o Detran-PE emplacou 27.946 cinquentinhas, medida que se tornou obrigatória em 2015. Esse número equivale, no entanto, a apenas 30% da frota estimada no estado pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc).
Para o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a falta de informação sobre as vantagens da ACC é um dos principais obstáculos para a popularização do documento. Ele ressalta que os condutores que só usam cinquentinha, por desconhecimento, estão pagando mais caro e passando mais tempo nas autoescolas para tirar a habilitação.
Ribeiro faz a comparação. Para tirar uma ACC, o piloto paga taxa de R$ 25, mais R$ 155 pelos exames físico e psicológico. Ao todo, o curso da habilitação especial para cinquentinha sai por R$ 198,18. Enquanto isso, para tirar a habilitação ‘A”, é preciso desembolsar R$ 299. Ou seja, R$ 100 a mais só para o Detran.
Outra vantagem da ACC é o menor tempo de permanência nas salas de aula. E, consequentemente, os gastos mais amenos com as autoescolas. “A autorização de ciclomotores exige 20 horas de aula teóricas e 10 horas de aulas práticas. Isso custa R$ 300. Para a carteira ‘A’, o piloto tem que se submeter a 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de aulas práticas. E acaba desembolsando o dobro disso, pelo menos”, afirma o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.
“Eles tiram carteira do Tipo A, asseguram o direito de pilotar outras motos. O Detran de Pernambuco oferece várias muitas vantagens e está divulgando isso para facilitar a vida das pessoas. Lembramos que quem for pego sem habilitação seja CNH ou ACC, terá a moto apreendida, levará sete pontos e sofrerá uma multa gravíssima”, afirmou Ribeiro.
O dirigente do órgão de trânsito informa que, como não bastassem as vantagens financeiras, o condutor de cinquentinha conta com outros atrativos para investir na autorização especial. Quem não quiser fazer os testes do Detran como a moto da autoescola, pode usar os ciclomotores fornecidos pelo Detran e até mesmo o próprio veículo.
Ribeiro acredita que, aos poucos, será possível mudar a cultura dos pilotos de cinquentinha e até mesmo dos professores de autoescola, que poucas vezes, informam aos alunos sobre a possibilidade de solicitar o documento mais barato.
“Aproveitamos as ações do Maio Amarelo, mês de conscientização de segurança viária, para incentivar a solicitação da ACC. Estamos empenhados em induzir a adoção desse documento”, disse Ribeiro.
Exigências
Para tirar a ACC existem alguns requisitos básicos. O candidato deve ser maior de 18 anos, ter identidade e também de CPF no seu próprio nome. É preciso comprovar a residência.
O interessado será obrigado a pagartaxas, assim como os candidatos a outros tipos de habilitação. O Detran exige exames teórico, psicotécnico e prático.
A partir de 1º de junho, só pilotos habilitados poderão usar essas motos.
A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), só poderão circular pelas ruas e estradas de Pernambuco com motos do tipo cinquentinha os condutores devidamente habilitados. Às vésperas de entrada em vigor da norma, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) revela um fato inusitado.
Há oito meses, o órgão dá aos pilotos a possibilidade de solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). E, embora seja bem mais barata e mais fácil de tirar, essa espécie de carteira de motorista especial está encalhada. Nesse período, ninguém pediu o documento ao órgão de trânsito estadual. E a única pessoa que tentou obter a licença acabou reprovada.
Até 31 de março deste ano, o Detran-PE emplacou 27.946 cinquentinhas, medida que se tornou obrigatória em 2015. Esse número equivale, no entanto, a apenas 30% da frota estimada no estado pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc).
Para o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a falta de informação sobre as vantagens da ACC é um dos principais obstáculos para a popularização do documento. Ele ressalta que os condutores que só usam cinquentinha, por desconhecimento, estão pagando mais caro e passando mais tempo nas autoescolas para tirar a habilitação.
Ribeiro faz a comparação. Para tirar uma ACC, o piloto paga taxa de R$ 25, mais R$ 155 pelos exames físico e psicológico. Ao todo, o curso da habilitação especial para cinquentinha sai por R$ 198,18. Enquanto isso, para tirar a habilitação ‘A”, é preciso desembolsar R$ 299. Ou seja, R$ 100 a mais só para o Detran.
Outra vantagem da ACC é o menor tempo de permanência nas salas de aula. E, consequentemente, os gastos mais amenos com as autoescolas. “A autorização de ciclomotores exige 20 horas de aula teóricas e 10 horas de aulas práticas. Isso custa R$ 300. Para a carteira ‘A’, o piloto tem que se submeter a 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de aulas práticas. E acaba desembolsando o dobro disso, pelo menos”, afirma o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.
“Eles tiram carteira do Tipo A, asseguram o direito de pilotar outras motos. O Detran de Pernambuco oferece várias muitas vantagens e está divulgando isso para facilitar a vida das pessoas. Lembramos que quem for pego sem habilitação seja CNH ou ACC, terá a moto apreendida, levará sete pontos e sofrerá uma multa gravíssima”, afirmou Ribeiro.
O dirigente do órgão de trânsito informa que, como não bastassem as vantagens financeiras, o condutor de cinquentinha conta com outros atrativos para investir na autorização especial. Quem não quiser fazer os testes do Detran como a moto da autoescola, pode usar os ciclomotores fornecidos pelo Detran e até mesmo o próprio veículo.
Ribeiro acredita que, aos poucos, será possível mudar a cultura dos pilotos de cinquentinha e até mesmo dos professores de autoescola, que poucas vezes, informam aos alunos sobre a possibilidade de solicitar o documento mais barato.
“Aproveitamos as ações do Maio Amarelo, mês de conscientização de segurança viária, para incentivar a solicitação da ACC. Estamos empenhados em induzir a adoção desse documento”, disse Ribeiro.
Exigências
Para tirar a ACC existem alguns requisitos básicos. O candidato deve ser maior de 18 anos, ter identidade e também de CPF no seu próprio nome. É preciso comprovar a residência.
O interessado será obrigado a pagartaxas, assim como os candidatos a outros tipos de habilitação. O Detran exige exames teórico, psicotécnico e prático.
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