NOTÍCIA ANTERIOR
Quadrilha usa disfarce da Polícia Civil para roubar carga de pneus em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Faxineiras paralisam serviço no Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2009 | Cidade
Em dois fins de semana de Lei Seca, Mauá autua 35 bares
A Prefeitura de Mauá autuou 35 estabelecimentos em dois fins de semana desde que voltou a fiscalizar o cumprimento da Lei Seca, que proíbe bares de comercializarem bebidas alcoólicas após as 23h sem alvará especial. Os locais notificados têm 30 dias para a regularização.

Nesta última semana, a fiscalização também orientou os ambulantes para que não vendessem bebidas alcoólicas.

O secretário de Segurança Pública de Mauá, Agnaldo de Cássio Moreira, está satisfeito com o resultado da operação, pois a maior parte das ocorrências se deu por denúncias feitas pela própria população, o que demonstra aprovação pela iniciativa. "Nossa intenção não é simplesmente multar o estabelecimento, mas conscientizar o comerciante. Muitos alegaram não ter conhecimento da legislação", disse.

A lei de fechamento de bares foi criada em 2002 e prevê multa de R$ 250. Os reincidentes estão sujeitos à cassação do alvará de funcionamento por um ano.

O secretário disse que a operação tem apoio da Polícia Militar, da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Departamento de Trânsito. "Nossa estratégia já surtiu efeito. Além de fiscalizar, estamos coibindo os crimes. Desde que começamos a operação, Mauá não registrou homicídio."

A Lei Seca foi uma das promessas de campanha do atual prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), para a segurança pública.

A Prefeitura de Mauá não informou a quantidade de estabelecimentos comerciais que têm licença especial para funcionar depois das 23h.

Diadema - Há seis anos em vigor em Diadema, a Lei Seca reduziu 47% dos homicídios no período. No primeiro ano de vigência, foram 163 mortes. Número que caiu para 86 no último ano, segundo a Secretaria de Defesa Social.

A cidade possui 4.800 bares e similares, sendo que 29 possuem licença para funcionar além do horário determinado pela lei. Para a concessão da licença especial, é exigido que o bar não esteja em local que apresente risco social, que mantenha segurança particular e que as dependências tenham isolamento acústico, além de apresentar o alvará de funcionamento.

Por Fabiana Chiachiri - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.