NOTÍCIA ANTERIOR
CGU aponta ''prejuízo potencia'l' de R$ 682 milhões no Dnit e na Valec
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tiririca:' 'Como não prometi nada na campanha, o que eu fizer é lucro''
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2011 | Política
Em carta a Obama, Dilma prega reconciliação com mundo árabe
Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que pereceram naquela data é continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz."Presidente Dilma Rousseff, em mensagem a Barack ObamaEm mensagem endereçada neste sábado (10) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a presidente Dilma Rousseff expressou "pesar e solidariedade" pelos dez anos dos atentados do 11 de Setembro e pregou uma reconciliação com o mundo árabe pelo fim ao terrorismo.

Na carta, Dilma diz que partilha da visão de Obam, externada no discurso que o americano fez no Cairo em 4 de novembro de 2009, conhecido como "Um Novo Começo", de que "o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas, inclusive por meio da reconciliação entre o ocidente e o mundo árabe".

Na sexta-feira (9), confrontos entre manifestantes e forças de segurança nos arredores da Embaixada de Israel no Cairo, no Egito, deixaram ao menos 837 feridos, segundo agências internacionais.

No texto enviado neste sábado, Dilma enalteceu a coragem dos americanos após os atentados às torres gêmeas do World Trade Center e disse que ela serve de inspiração "para continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento."

Além de reconciliação, Dilma disse ainda que o combate ao extremismo deve ser feito "pela afirmação da democracia, pelo respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher, pela promoção do desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades para todos em um mundo de paz e cooperação".

"Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa", conclui a presidente.

Leia a íntegra da mensagem:
Senhor Presidente,

Em nome do povo e do governo do Brasil, expresso nossa solidariedade e pesar à nação norte-americana, no dia em que se completam dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que pereceram naquela data é, tendo por inspiração a coragem exibida pelo povo dos EUA em face da tragédia, continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento.

Nesse assunto, partilho plenamente a visão de Vossa Excelência, expressa em discurso na cidade do Cairo, de que o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas, inclusive por meio da reconciliação entre o ocidente e o mundo árabe, pela eliminação do armamentismo nuclear, pela afirmação da democracia, pelo respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher, pela promoção do desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades para todos em um mundo de paz e cooperação. Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Mais alta consideração,

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Por G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.