NOTÍCIA ANTERIOR
Datafolha: Russomanno lidera preferências em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma discutirá com presidente do Haiti imigração para o Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2012 | Política
Em ano eleitoral, câmaras voltam ao trabalho
Em ano eleitoral, câmaras voltam ao trabalho Foto: blogdojuniorcampos.blogspot.com
Foto: blogdojuniorcampos.blogspot.com
Pautas começam o último ano deste mandato já esvaziadas

Na próxima semana, as câmaras da Região voltam aos trabalhos após o recesso parlamentar. As pautas, porém, já começam o ano (o último do atual mandato) esvaziadas. O que deve esquentar as discussões nos legislativos é o embate político por conta das eleições municipais, e isso deve acontecer de forma mais ferrenha somente no segundo semestre.

São Bernardo e Rio Grande da Serra serão as primeiras a retomarem as sessões, que acontecerão na quarta-feira (01/02); Diadema e Santo André retornam na quinta-feira (02/02).

Santo André é a única cidade que tem uma das pautas definidas e terá de eleger na primeira sessão do ano os membros das Comissões Permanentes, responsáveis pela emissão de pareceres aos projetos de lei e proposituras dos vereadores e do Poder Executivo. Alguns vereadores defendem que sejam mantidos os mesmos representantes dos partidos nas comissões, já que se trata de um ano eleitoral e, por isso, cercado de muitas polêmicas.

Algumas câmaras terão de dar prioridade a projetos internos. Mauá, por exemplo, precisa realizar o concurso público para contratar 37 cargos. São Caetano terá de votar o Plano de Cargo e Carreira dos funcionários públicos.

Diadema terá de concluir a reforma da Casa e votar projetos de lei que não tiverem concordância como a cobrança de áreas públicas utilizadas pela iniciativa privada. São Bernardo vai encaminhar o projeto de lei que pretende alterar a lei de uso e ocupação de solo no município.

O presidente da Câmara de Mauá, Rogério Santana (PT), reconhece que o ano não e favorável para grandes debates e discussões estruturais. “Os projetos mais estruturantes e a maior parte das obras em andamento já foram aprovadas no último semestre”, reconheceu Santana. A primeira sessão do ano em Mauá será no próximo dia 7.

As câmaras de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires iniciam o ano sem projetos para debater. De acordo com os presidentes, Waldemar Perillo (PSDB) de Rio Grande, e Gerson Constantino (PSD), de Ribeirão, o motivo é que as pautas foram limpas na última sessão do ano passado.

Em Rio Grande, a sessão retorna no dia 1º de fevereiro. “Devemos iniciar o ano votando requerimentos e indicações dos parlamentares”, declarou Perillo. Já em Ribeirão, o primeiro encontro acontece somente no dia 7 de fevereiro. “Esperamos projetos deste ano, mas a ordem do dia só deve ser definida na próxima semana”, explicou Gerson Constantino, presidente da Câmara de Ribeirão Pires.

*Colaboraram: Karen Marchetti, Gislayne Jacinto, Rodrigo Bruder, Fabiola Andrade e Júlio Gardesani

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.