NOTÍCIA ANTERIOR
Após descoberta de fonte de águas termais, Gramado estuda novo parque
PRÓXIMA NOTÍCIA
Termina amanhã a Turismo Week, com descontos, em média, de 30%
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/09/2014 | Turismo
Em 15 dias, trio percorre Caminho de Santiago correndo e pedalando
'Corpo e cabeça tinham que estar em sintonia', diz jovem sobre aventura.

Exposição fotográfica da viagem começa nesta quarta (24), em Curitiba.


Três amigos de Curitiba decidiram encarar um desafio – percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em 15 dias de duas maneiras: correndo e pedalando. O empresário e triatleta amador Victor Hugo Pugsley, de 30 anos, realizou o percurso correndo. Já Raphael Dias, de 27 anos, que é empresário e fotógrafo, optou em fazer o caminho de bicicleta, captando as imagens da aventura em foto e vídeo. A outra integrante do trio, a jornalista Thaís Zago, de 30 anos, também fez o percurso em cima da bicicleta. Ela foi a responsável por documentar o trajeto de 800 quilômetros, com postagens diárias nas redes sociais.

Em entrevista ao G1, eles contaram que os dias da viagem foram extremos e intensos e que todos os dias foram diferentes um do outro. “Apesar de ficarmos fazendo uma atividade repetitiva o dia inteiro [correr e pedalar], a gente acordava em um lugar, passava por diversos povoados e dormia em outro diferente, experimentava a culinária de cada região, conhecia pessoas”, afirmou Thaís.

Segundo a jornalista e Pugsley, as principais dificuldades encontradas por eles foram o calor, a distância, o pouco tempo para recuperação entre um dia e outro, as variações de altimetria ( de 250 a 1.500 metros) do percurso, o solo com pedras, a organização dos suplementos alimentares e equipamentos – como câmeras fotográficas, computadores, tripé e GPS – dentro dos alforjes e o consumo correto de calorias diárias.

Mesmo com os obstáculos, os amigos constataram, ao terminar o desafio, que o Caminho de Santiago é uma metáfora da vida. “Sem perceber, a jornada de cerca de oito horas diárias de exercício nos transportava para uma outra realidade, onde corpo e cabeça tinham que estar em sintonia e a cada instante surgiam novas percepções”, afirmou Thaís.

“Uma jornada individual e ao mesmo tempo um trabalho em equipe, em que cada um tinha seu papel para fazer as coisas funcionarem. Tivemos a oportunidade de desenvolver o companheirismo e a paciência, e de viver momentos de muita amizade e cumplicidade. Foram muitos ensinamentos, alguns inclusive que ainda não conseguimos decifrar”, explicou a jovem.

Entre os fatos mais marcantes da viagem, Thaís e Pugsley ressaltam uma situação que aconteceu logo no segundo dia da aventura. Ao sair de Pamplona (Espanha) para pegar o acesso ao Caminho de Santigo, o trio, sem perceber, utilizou uma rodovia onde era proibido pedalar e correr. Depois de alguns quilômetros, um carro da polícia parou os amigos e os fez voltar até a estrada oficial do Caminho de Santiago.

A jornalista explicou que eles deveriam ter levado uma multa por estarem no local, porém, os policiais gostaram do projeto dos aventureiros e não os penalizaram. “Colocaram o Victor Hugo dentro do carro, e eu e o Raphael fomos pedalando na frente do carro, sendo ‘escoltados’ pela viatura com a sirene ligada”, lembrou Thaís.

A preparação para a aventura começou há um ano, quando os três passaram a pesquisar informações sobre o caminho e a planejar datas para o desafio. Já o treinamento específico foi iniciado em março deste ano com o auxílio de uma equipe para as questões médicas, de fisioterapia, nutrologia, fortalecimento muscular e orientações técnicas. Logo depois, o trio foi atrás de parceiros que ajudaram a financiar a viagem e as despesas com a preparação e os equipamentos necessários.

‘Correndo no Mundo’
O projeto “Correndo no Mundo” surgiu em setembro de 2013 como uma iniciativa de buscar a realização de desafios, envolvendo corridas e outras modalidades esportivas em diferentes regiões do mundo. A ideia nasceu após um período de reflexão de Pugsley, na tentativa de melhorar o tempo dentro das modalidades do triathlon. Ele explicou que, apesar de gostar de competir, acredita que o treinamento permite realizações dentro do esporte que vão além da busca por ser mais rápido ou na conquista de um lugar no pódium. Para o triatleta amador, correr os 800 quilômetros foi um desafio não apenas para o corpo, mas também para a mente.
Tivemos a oportunidade de desenvolver o companheirismo e a paciência, e de viver momentos de muita amizade e cumplicidade."
Thaís Zago

Como Pugsley já havia feito o Caminho de Santiago de bicicleta, em 2006, e conhecia a riqueza e a diversidade cultural do trajeto, o trio escolheu este roteiro para começar o projeto. “O Caminho Francês, o mais conhecido dos quatro que levam até a cidade de Santiago de Compostela, atravessa a Espanha de Leste a Oeste, partindo da fronteira com a França e terminando na costa da Galícia. Então, realizar o desafio nesse caminho seria ter a cada dia coisas diferentes para observar, sabores diferentes para experimentar, variações de climas e altitude, o que tornaria a jornada menos cansativa e mais interessante”, explicam.

Além disso, as várias cidades e povoados existentes ao longo do caminho facilitaram o planejamento dos locais para dormir e descansar, de acordo com os viajantes. “E por ser um lugar de peregrinação e de busca pessoal, tornaria-se especial, com uma força muito grande para nos ajudar a realizar o primeiro desafio ‘Correndo no Mundo’. Por tudo isso, escolhemos o Caminho de Santiago de Compostela”, afirmou a jornalista.

O trio já tem várias ideias para os próximos desafios, porém, eles ainda estão muito envolvidos no planejamento e no desenvolvimento de eventos relacionados à aventura no Caminho de Santiago. Além de exposições fotográficas, os amigos estão elaborando palestras focadas na preparação e no treinamento, um vídeo documentário e promovendo atividades culturais e educativas com a uma ONG de Curitiba chamada Transforme Sorrisos, cuja missão é levar acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do voluntariado e da prática de boas ações. Somente depois da conclusão dessa programação que os dois empresários e a jornalista devem começar a planejar o próximo desafio.

Exposições fotográficas
A partir desta quarta-feira (24), a viagem – que foi realizada entre os meses de julho e agosto – poderá ser conferida em uma exposição fotográfica no La Rauxa Café i Bistrot. A abertura do evento será às 19h, com a exibição de um vídeo às 20h45. O espaço fica na Rua Euripedes Garcez do Nascimento, nº 906, no bairro Ahú, em Curitiba.

No dia 3 de outubro, outra exposição do desafio entrará em cartaz, na Fnac do Park Shopping Barigui, seguindo até o fim do mês. As duas mostras terão algumas fotos exclusivas.

Por Thais Kaniak - G1 PR
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.