NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara aprova ampliação de prazo para pagamento de tributos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Processo das contas no Ministério Público demora
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/04/2009 | Política
Elogios de Obama a Lula repercutem no Congresso
Os senadores e deputados receberam com bom humor e críticas os elogios feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira. "Esse é o cara. Eu adoro esse cara", disse Obama sobre o presidente brasileiro diante do primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, momentos antes da abertura da reunião do G20, em Londres.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que Lula ganhou notoriedade internacional até pela condição de ser o único operário que chegou à Presidência da República pelo voto direto. "Em duas gestões tornou-se mais popular ainda, especialmente pelas movimentações governamentais de natureza social", afirmou.

Já líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), preferiu criticar o elogio feito ao presidente brasileiro. "As declarações de Obama ratificam a tese de que Lula já entrou no tema do anedotário internacional". Acrescentou que o comentário de Barack Obama "é algo preocupante para os brasileiros porque o líder quando não se comporta de acordo com a liturgia do cargo perde a respeitabilidade dos demais", disse.

No Senado, os parlamentares também comentaram o elogio ao presidente Lula. O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), por exemplo, afirmou que Obama "superou" Pelé, até então o mais popular entre os brasileiros no exterior. "Que pena, o Pelé perdeu o trono", brincou.

Já o ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), reagiu num misto de perplexidade e bom humor ao comentário de Barack Obama. "Isso é extraordinário, mostra que santo de casa também faz milagre. Quem diria que o presidente Lula teria tanto êxito no plano internacional. Agora temos que levar a sério a história da marolinha", disse.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), lembrou a frase dita pelo jogador tetracampeão Romário em 2008: "Deus olhou para mim, apontou e disse: esse é o cara".

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), disse que Lula tem que aproveitar a boa vontade do presidente americano para criar um ambiente que permita quebrar as barreiras alfandegárias no comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. "Só simpatia não adianta, tem que transformar isso em ações concretas", afirmou.

Por Diário Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.