DATA DA PUBLICAÇÃO 27/04/2011 | Veículos
Elétricos Volt e Leaf passam em ''crash test'' nos EUA
O Chevrolet Volt e o Nissan Leaf tiveram a nota mais alta no "crash test" do IIHS (Institute for Highway Safety), instituto americano para segurança nas estradas. É a primeira vez que a entidade avalia veículos elétricos.
Quatro unidades de cada modelo são expostas às colisões mais frequentes no trânsito (frontal, lateral, traseira e capotamento). Os carros ou os obstáculos são movimentados, em média, a 60 km/h.
As notas são atribuídas de acordo com o comportamento da carroceria durante a batida e a reação dos bonecos que simulam os ocupantes do veículo.
Volt e Leaf, segundo o comunicado divulgado pelo IIHS hoje (26), tiveram as notas mais altas nas colisões frontais, laterais e no teste de capotamento. Os modelos têm controle eletrônico de estabilidade de série.
Volt e Leaf são classificados como carros compactos. Com baterias pesadas, porém, os dois modelos têm peso de sedãs grande.
O Volt pesa 1.705 kg, quase o mesmo que um Chevrolet Impala. Já o Leaf, com 1.529 kg, fica próximo do Nissan Altima.
Essa massa extra também ajuda a proteger os ocupantes, uma vez que os carros mais pesados estão menos propensos a serem empurrados em acidentes.
"A razão para um modelo elétrico ou híbrido ganhar classificação superior no teste de colisão é a mesma de qualquer outro carro. Durante o impacto, a estrutura deve gerenciar os danos para que o habitáculo permaneça intacto. Já os cintos de segurança e os airbags devem proteger os ocupantes contra batidas em superfícies duras e mantê-los dentro do veículo", afirma Joe Nolan, diretor do instituto administrativo.
O IIHS é financiado por seguradoras privadas e compra de revendedores os carros que testa. Segundo Nolan, o objetivo dos testes é ajudar o consumidor americano a identificar os carros mais seguros e que não ficam restritos às normas de segurança estabelecidas pela legislação.
Com agências internacionais
Quatro unidades de cada modelo são expostas às colisões mais frequentes no trânsito (frontal, lateral, traseira e capotamento). Os carros ou os obstáculos são movimentados, em média, a 60 km/h.
As notas são atribuídas de acordo com o comportamento da carroceria durante a batida e a reação dos bonecos que simulam os ocupantes do veículo.
Volt e Leaf, segundo o comunicado divulgado pelo IIHS hoje (26), tiveram as notas mais altas nas colisões frontais, laterais e no teste de capotamento. Os modelos têm controle eletrônico de estabilidade de série.
Volt e Leaf são classificados como carros compactos. Com baterias pesadas, porém, os dois modelos têm peso de sedãs grande.
O Volt pesa 1.705 kg, quase o mesmo que um Chevrolet Impala. Já o Leaf, com 1.529 kg, fica próximo do Nissan Altima.
Essa massa extra também ajuda a proteger os ocupantes, uma vez que os carros mais pesados estão menos propensos a serem empurrados em acidentes.
"A razão para um modelo elétrico ou híbrido ganhar classificação superior no teste de colisão é a mesma de qualquer outro carro. Durante o impacto, a estrutura deve gerenciar os danos para que o habitáculo permaneça intacto. Já os cintos de segurança e os airbags devem proteger os ocupantes contra batidas em superfícies duras e mantê-los dentro do veículo", afirma Joe Nolan, diretor do instituto administrativo.
O IIHS é financiado por seguradoras privadas e compra de revendedores os carros que testa. Segundo Nolan, o objetivo dos testes é ajudar o consumidor americano a identificar os carros mais seguros e que não ficam restritos às normas de segurança estabelecidas pela legislação.
Com agências internacionais
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